Agências de checagem desmentiram 244 conteúdos falsos sobre conflito na Ucrânia

93% eram vídeos ou imagens retirados de contexto entre os posts analisados pelos checadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nathália Afonso
Agência Lupa

Plataformas de checagem desmentiram 244 conteúdos falsos desde o início do conflito entre Rússia e Ucrânia até às 16h desta sexta-feira (25). Desse total, 224 posts eram vídeos ou imagens retirados de contexto para ilustrar incorretamente a guerra entre os dois países, equivalentes a 92% do total de conteúdos classificados.

Os dados vêm de um levantamento organizado pela Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN, na sigla em inglês), que contou com informações de checadores de 28 países.

Cenas dos games Arma 3 e War Thunder foram usadas como se fossem imagens da guerra da Ucrânia; esses conteúdos falsos viralizaram nas redes sociais, sendo compartilhados por cerca de 78 mil pessoas somente no Facebook - Reuters


As plataformas da Índia e da Espanha foram as que mais publicaram verificações, com 33 checagens cada. O segundo e terceiro lugar vão para Geórgia e Turquia, com 25 e 17 conteúdos analisados.

O Brasil, por sua vez, encontra-se em quarto lugar, com 16 publicações. Ao todo, a planilha tem um total de 244 conteúdos falsos. Isso não significa que são 244 informações diferentes, já que um mesmo conteúdo pode ter sido verificado por mais de uma plataforma.

Na última quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, autorizou a invasão da Ucrânia. Desde então, imagens chocantes de bombas explodindo, entre outras manobras militares, vêm sendo compartilhadas por veículos de comunicação e usuários nas redes sociais. Diversos dos registros que estão sendo publicados nas redes, contudo, não são atuais e nem mesmo foram feitos na Ucrânia.

No Brasil, a Lupa havia identificado nove conteúdos falsos sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia até as 16h desta sexta, sendo que oito eram vídeos e fotos tirados de contexto.

Entre os casos analisados, dois mostram um conflito real que aconteceu na Faixa de Gaza. Em maio de 2021, Israel bombardeou a região após o Hamas lançar foguetes em Jerusalém. As fotografias tiradas por Mahmud Hams e Kahlil Hamra durante esse episódio passaram a circular recentemente como se fossem da Ucrânia.

Alguns dos vídeos verificados pela Lupa nem mesmo mostram cenas de combate entre dois países. Publicada pelo perfil Choquei no Twitter, uma gravação exibe um raio caindo em uma usina elétrica. Outro registro, compartilhado por um usuário no Instagram, mostra uma explosão de contêineres com materiais inflamáveis e explosivos na China em 2015.

Em ambos os casos, os vídeos eram antigos e não tinham relação nem com a Rússia, nem com a Ucrânia, diferentemente do que indicavam as legendas compartilhadas com as imagens.

Cenas de game também foram utilizadas para ilustrar a guerra iniciada nesta semana. Por meio de uma busca reversa, foi possível identificar que algumas imagens foram retiradas dos jogos Arma 3 e War Thunder. Esses conteúdos falsos viralizaram nas redes sociais, sendo compartilhados por cerca de 78 mil pessoas somente no Facebook.

Essas cenas, criadas por computação gráfica, não circularam apenas no Brasil, e foram desmentidas também por checadores da Índia, Bangladesh, Espanha, Reino Unido, Geórgia, México, Colômbia e Estados Unidos.

Editado por Maurício Moraes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.