Guarda Costeira dos EUA resgata 18 pessoas presas em bloco de gelo nos Grandes Lagos

Ninguém precisou de cuidados médicos; agentes alertam para imprevisibilidade das condições climáticas locais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Guarulhos

A Guarda Costeira dos Estados Unidos realizou neste domingo (6) o resgate de 18 pessoas que ficaram presas em um bloco de gelo na região do lago Erie, um dos cinco Grandes Lagos americanos, perto do município de Catawba Island, em Ohio.

A unidade do serviço de resgate avisou às 13h20 do horário local (15h20 em Brasília) que um aerobarco e um helicóptero estavam sendo usados para socorrer 20 pessoas. O bloco de gelo se soltou enquanto elas andavam de moto na neve, segundo as informações publicadas.

Guarda Costeira dos EUA resgata 18 pessoas que ficaram presas em bloco de gelo no lago Erie, em Ohio
Guarda Costeira dos EUA resgata 18 pessoas que ficaram presas em bloco de gelo no lago Erie, em Ohio - Guarda Costeira dos Grandes Lagos no Twitter

Três horas depois, a Guarda Costeira informou que, na verdade, 18 indivíduos foram resgatados no local e que nenhum deles precisou de cuidados médicos. O helicóptero usado conseguiu içar sete pessoas, e outras quatro foram resgatadas pelo aerobarco. Os sete restantes foram retirados por terra por outro aerobarco, de um morador local que se prontificou a ajudar no resgate.

As autoridades haviam pedido que as pessoas não fossem ao lago Erie porque havia a possibilidade de o gelo se soltar. A unidade de Cleveland do Serviço Nacional de Meteorologia também havia divulgado uma alerta no sábado (5) à noite para que não se frequentasse o local devido a fortes ventos.

Os agentes locais também pediram, em comunicado, que todos aqueles que forem realizar atividades recreativas no lago tomem precauções, como vestir-se adequadamente para a temperatura da água, e não a do ar; usar colete salva-vidas e levar equipamentos, como picadores de gelo, que possam ajudar no caso de os blocos se romperem.

"Não existe gelo seguro, mas as pessoas podem mitigar os riscos", disse o tenente Jeremias Schiessel, da Guarda Costeira. "Certifique-se sempre de que alguém estará esperando por você no local de partida. O gelo dos Grandes Lagos é imprevisível, e as condições podem mudar muito rapidamente."

Na última semana, agentes de duas estações da Guarda Costeira foram acionados para auxiliar bombeiros voluntários de Catawba Island no resgate de sete pessoas que também ficaram presas em um bloco de gelo que se soltou, segundo a ABC News.

Condições meteorológicas similares em 7 de fevereiro de 2009 causaram um incidente parecido no condado de Ottawa, lembrou uma emissora de TV local. Um homem morreu e 130 pessoas precisaram ser resgatadas após um bloco de gelo de cerca de 13 quilômetros de largura se deslocar por quase 900 metros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.