Descrição de chapéu
Jin Hongjun

Iniciativa de Segurança Global é solução chinesa para preservar a paz

Xi Jinping compartilha resposta para como países podem alcançar uma segurança comum

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jin Hongjun

Encarregado de Negócios da Embaixada da China no Brasil

A comunidade internacional vê-se diante de múltiplos desafios: enquanto ondas de contágio da Covid-19 ainda assolam o mundo, agrava-se a crise na Ucrânia e surgem diversas ameaças tradicionais e não tradicionais à segurança.

Neste momento crucial, o presidente Xi Jinping propôs, durante a recente conferência anual do Fórum Boao para a Ásia 2022, a Iniciativa de Segurança Global, apresentando uma solução chinesa a questões como "de que tipo de segurança o mundo precisa e de que maneira os países podem alcançar uma segurança comum".

Xi Jinping discursa em abertura do Fórum Boao para Ásia
Xi Jinping discursa em abertura do Fórum Boao para Ásia - Ding Haitao - 21.abr.22/Xinhua

O cerne dessa Iniciativa diz respeito a compromissos em seis frentes: envidar esforços para manter a paz e a segurança mundiais com uma visão de segurança comum, abrangente, cooperativa e sustentável; respeitar a soberania e a integridade territorial de todos os países, assim como as escolhas soberanas de caminhos de desenvolvimento e sistemas sociais; observar os propósitos e princípios da Carta da ONU; levar a sério as preocupações legítimas de segurança de todos os países, defender o princípio da indivisibilidade da segurança, construir uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável; resolver as diferenças e disputas entre os países por meios pacíficos e através de diálogo e consulta, e apoiar todos os esforços conducentes à solução pacífica de crises; preservar a segurança nos domínios tradicionais e não tradicionais e trabalhar juntos em resposta a disputas regionais e desafios globais como terrorismo, mudança climática, segurança cibernética e biossegurança.

A história da humanidade tem provado repetidas vezes que a paz é a premissa para o desenvolvimento e a segurança é a base da prosperidade. Num contexto de plena globalização, a segurança dos países está intrinsecamente interligada e o desenvolvimento global depende de cada um. As ameaças à segurança internacional são tão complexas que nenhum país está imune a elas nem seria capaz de lidar com todas por conta própria.

Uma estrutura de segurança equitativa, justa e compartilhada só será construída com solidariedade e parceria. Assim, serão eliminadas as causas fundamentais da guerra, para que todos possam desfrutar de paz e tranquilidade.

Mais um bem público internacional disponibilizado pela China, a Iniciativa de Segurança Global, assentada numa política externa independente voltada para a paz, é a imagem vívida da visão de comunidade global de futuro compartilhado no campo da segurança, refletindo o anseio comum da comunidade internacional por paz, cooperação e desenvolvimento nas novas circunstâncias.

Países de relevância internacional e representantes das economias emergentes, China e Brasil também são defensores da independência, da soberania e do desenvolvimento pacífico. Numa conjuntura internacional repleta de incerteza e instabilidade, é ainda mais importante que nossos dois países se fortaleçam juntos e intensifiquem sua comunicação.

A China está disposta a se engajar com o Brasil e outros países na implementação dessa Iniciativa de Segurança Global através da plataforma da ONU e de outros canais bilaterais e multilaterais. Vamos nos inspirar uns aos outros e trabalhar juntos para defender o multilateralismo, preservar a paz do mundo e viabilizar o bem-estar para todos os povos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.