Republicanos querem derrubar a casa do Mickey, diz Biden em jantar de correspondentes

Presidente ironizou embate da oposição com a Disney e fez graça com sua baixa popularidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

O presidente dos EUA, Joe Biden, retomou neste sábado (30) uma tradição da política americana: fazer piadas sobre si mesmo no jantar da WHCA (Associação de Correspondentes da Casa Branca).

O evento, realizado desde os anos 1920, não ocorreu em 2020 e 2021, devido à Covid, e não teve a presença de Donald Trump durante o mandato dele. O último líder a ir ao jantar havia sido Barack Obama.

O presidente Joe Biden, durante o jantar da associação dos correspondentes, em Washington - Al Drago/Reuters

Biden começou o discurso fazendo piada com sua rejeição nas pesquisas de avaliação. "Estou animado de estar hoje com o único grupo com menor taxa de aprovação que eu", disse, referindo-se à imprensa.

O presidente também ironizou as dificuldades para aprovar projetos. "Esperava encarar oposição dura no Senado, mas pensei que isso viria dos republicanos. Não estou, porém, preocupado com as eleições de meio de mandato. Podemos ter mais impasses no partido, mas estou confiante que vamos resolver isso durante meus seis anos que restam de mandato", brincou, como se estivesse com a reeleição garantida.

Sobre a oposição, fez graça com os embates do governo da Flórida com a Disney, contrária a uma lei estadual que veta conteúdos sobre gênero em escolas. "Ronald Reagan disse a Gorbatchov: 'Derrube este muro'. Hoje os republicanos dizem: 'Derrubem a casa do Mickey'. E logo vão atacar o castelo da Cinderela."

Biden também afirmou estar feliz por Brandon, nome usado pelos republicanos em camisetas e posts. A frase "Let's Go Brandon" virou um lema contra o presidente, após um repórter esportivo entender uma ofensa a Biden, durante um evento, como estímulo a um piloto. "Ele parece estar tendo um bom ano."

Depois, o democrata adotou tom mais sério ao falar da Guerra da Ucrânia e ressaltar a importância da imprensa. "Sempre acreditei que o bom jornalismo é um espelho para refletir o bom, o mau e a verdade."

Após o discurso do presidente, o humorista sul-africano Trevor Noah fez piadas com a imprensa, o presidente e a oposição. "Vocês gastaram os últimos dois anos dizendo a todos a importância de usar máscaras e evitar grandes aglomerações em lugares fechados. E quando alguém oferece um jantar, vocês se voltam para Joe Rogan", disse, citando o apresentador de podcast que minimizou a pandemia.

O evento reuniu cerca de 2.600 pessoas em um hotel em Washington, com proximidade entre as mesas. Foram tomadas precauções para tentar evitar contágios, como exigir teste de Covid com resultado negativo feito no mesmo dia e comprovante de vacinação. Apesar disso, Biden optou por ficar menos tempo no local. Ele não participou do jantar e chegou na hora em que a sobremesa estava sendo servida.

Nas últimas semanas, houve vários casos de Covid na Casa Branca. A vice Kamala Harris anunciou ter sido contaminada, e, no começo de abril, Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, também disse ter sido infectada. As duas estavam vacinadas e não tiveram complicações.

O jantar dos correspondentes é realizado pela WHCA desde 1920. O dinheiro arrecadado com a venda de convites é usado para custear as atividades da entidade durante o ano e bancar bolsas de estudo. Desde 1924 os presidentes americanos costumam comparecer ao evento. O único a não ir foi Trump.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.