Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Família diz ter sido comunicada que brasileiro morreu na Guerra da Ucrânia

Douglas Búrigo, 40, estava na linha de frente em Kharkiv; não há confirmação oficial do Itamaraty

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A família do brasileiro Douglas Búrigo, 40, que viajou à Ucrânia para se unir às forças de defesa do país, foi comunicada neste sábado (2) que ele foi morto em um ataque na cidade de Kharkiv, no leste ucraniano.

Búrigo, que foi militar do Exército brasileiro durante cinco anos e hoje era dono de uma borracharia em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, viajou à Polônia em 24 de maio, com passagem comprada por ele próprio. De lá, entrou no país vizinho, em guerra desde que foi invadido pela Rússia, em fevereiro, e se uniu à Legião Internacional, grupo de estrangeiros que lutam ao lado das Forças Armadas ucranianas.

No Instagram, o brasileiro postou no dia 28 de maio uma foto em que usava um uniforme militar com as bandeiras do Brasil e da Ucrânia e escreveu "Slava Ukraine" (glória à Ucrânia, no idioma local).

Douglas Búrigo em foto publicada em suas redes sociais
Douglas Búrigo em foto publicada em suas redes sociais - Reprodução/Facebook/Douglas Búri

De acordo com o pai de Douglas, Pedro Búrigo, ele disse que faria trabalho humanitário e passou as primeiras semanas recebendo treinamento em Kiev. "Ele colocou um chip europeu no celular, e a gente se falava quase todo dia. Nosso último contato foi no dia 23 [de junho] de manhã. Ele comentou que estava indo para a linha de frente em Kharkiv e que estaria sem comunicação, porque não teria internet por lá."

Segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, na divisa com áreas ocupadas pela Rússia, é um dos locais mais destruídos pelo conflito. Por volta do meio-dia deste sábado, Pedro recebeu uma ligação com a informação de que o filho tinha sido morto em um ataque. Um primo de Douglas, o deputado estadual Carlos Búrigo, telefonou para a embaixada brasileira na Ucrânia para obter a confirmação.

"Me disseram que realmente receberam a notícia de que ele faleceu. Outros brasileiros que estavam lutando com ele ligaram para contar. Mas agora o governo da Ucrânia deve formalizar essa informação à embaixada", afirma o deputado. "É lamentável. Está sendo muito difícil para a família."

A Folha procurou o Itamaraty, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Pedro diz que o filho informou à família sobre a intenção de ir à Ucrânia um mês antes da viagem. "Não conseguimos tirar isso da cabeça dele. Pelo que entendi, ele ia levar apoio aos civis bombardeados. A gente não esperava que ele fosse para a linha de frente", afirma ele. "Estamos em choque com a notícia."

Primogênito de três irmãos, Douglas era solteiro e tinha uma filha de 15 anos. A família ainda não sabe se o corpo dele foi resgatado. O último post no perfil dele no Instagram é um vídeo com três fotos em que aparece de uniforme militar, boné com a bandeira do Brasil e arma na mão. As imagens são acompanhadas por uma música e a voz de Douglas: "Eu tô numa fase que eu quero aproveitar cada momento. Cada milésimo de segundo. Quero ter mais histórias para contar do que coisas para mostrar".

Douglas Búrigo, brasileiro que foi para a Guerra da Ucrânia
Douglas Búrigo, brasileiro que foi para a Guerra da Ucrânia - Arquivo pessoal

​ No dia 9 de junho, o Itamaraty confirmou a morte do brasileiro André Luis Hack, 43, que também se uniu à Legião Internacional na Ucrânia. O Ministério das Relações Exteriores reafirmou, à época, que "continua a desaconselhar enfaticamente" a ida de brasileiros para a região enquanto o conflito não acabar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.