Descrição de chapéu chuva mudança climática

Bebê de 20 meses morre ao ser atingido por pedra de granizo na Espanha

Tempestade na região da Catalunha feriu cerca de 50 pessoas e danificou carros e residências

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madri | Reuters e AFP

Um bebê de 20 meses morreu na madrugada desta terça-feira (30) depois que uma pedra de granizo caiu sobre sua cabeça durante uma tempestade na Catalunha, no nordeste da Espanha.

A informação foi confirmada pelo hospital para onde a menina foi levada, na cidade de Girona, a cerca de uma hora de Barcelona.

Uma pessoa exibe uma pedra de granizo que caiu durante uma tempestade em Girona, na Espanha - Sicus Carbonell - 30.ago.22/Reuters

O incidente aconteceu em La Bisbal d'Empordà, cidade que testemunhou uma tempestade incomum na tarde de terça. Segundo os moradores, a chuva de granizo durou só dez minutos, mas as pedras de gelo tinham até 11 centímetros de diâmetro —quase o dobro de uma bola de tênis.

Além do bebê, elas machucaram cerca de outras 50 pessoas, segundo o canal TV3. As feridas variaram entre hematomas e ossos quebrados.

Carros, telhados e o vitral da igreja também foram danificados, segundo imagens divulgadas pela prefeitura e por emissoras de TV.

De acordo com o serviço meteorológico Meteocat, as pedras de granizo foram as maiores vistas na Catalunha em duas décadas. Partes da região alertavam para a ocorrência de novas tempestades nesta quarta (31).

O verão do hemisfério Norte tem acumulado eventos climáticos extremos em muitas partes do continente europeu.

Na Inglaterra, por exemplo, os termômetros passaram de 40°C pela primeira vez na história no mês passado, e o governo decretou estado de seca em metade do país. Vários países, inclusive a Espanha, têm sido palco de incêndios florestais. Cientistas atribuem esses fenômenos diretamente à emergência climática.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.