Santuário no Iraque desaba e mata cinco peregrinos; veja imagens

Mausoléu na cidade sagrada de Karbala teve parte de estrutura afetada após deslizamento de terra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Karbala

Serviços de resgate retiraram cinco corpos de peregrinos dos escombros de um santuário xiita em Karbala, na região central do Iraque, neste domingo (21). Parte do mausoléu desmoronou devido a um deslizamento de terra no sábado.

A Defesa Civil iraquiana passou as últimas 24 horas buscando sobreviventes e corpos de vítimas entre rochas, vigas de madeira e outros escombros do edifício. Segundo o órgão, a procura é feita com o máximo de precisão possível, já que qualquer erro pode provocar novos deslizamentos de terra.

Socorristas buscam sobreviventes no interior do mausoléu Qattarat al-Imam Ali, nos arredores da cidade sagrada de Karbala
Socorristas buscam sobreviventes no interior do mausoléu Qattarat al-Imam Ali, nos arredores da cidade sagrada de Karbala - Mohammed Sawaf/AFP

Com escavadoras, os socorristas retiraram os corpos de duas mulheres, de um homem e de uma criança. Também localizaram o cadáver de uma terceira mulher, mas não conseguiram tirá-lo das ruínas.

No sábado, três crianças foram resgatadas com vida. Os serviços de emergência informaram que elas foram hospitalizadas, mas estão em bom estado. O porta-voz da Defesa Civil, Nawas Sabah Shaker, afirmou que uma parte da rocha que rodeava o mausoléu se desprendeu na tarde de sábado em razão do alto índice de umidade e caiu sobre o edifício. O deslizamento fez com que a construção, que tem aproximadamente cem metros quadrados, perdesse cerca de 30% de sua superfície total.

Tanto no exterior quanto no interior do prédio, o Exército e os homens do Hash al-Shaabi, uma coalizão de milícias favoráveis ao Irã integrada às forças de segurança, faziam a segurança.

No Twitter, o presidente iraquiano, Barham Salih, chamou os socorristas de heróis e pediu que eles mobilizassem todos os esforços para salvar as pessoas presas sob os escombros.

O primeiro-ministro iraquiano, Mustafá al Kazimi, instou o ministro do Interior a "supervisionar diretamente no local o trabalho dos socorristas" e expressou o desejo de que os feridos se recuperem logo.

O mausoléu fica cerca de 25 km a oeste da cidade sagrada xiita de Karbala e atrai milhares de peregrinos todos os anos. É lá que está enterrado o imã Hussein, neto do profeta Maomé. Os xiitas o consideramo sucessor legítimo de Maomé —a questão está no centro do cisma com o islamismo sunita.

O mausoléu é dedicado ao imã Ali, genro do profeta Maomé e figura fundadora do islamismo xiita.

De acordo com a tradição xiita, o imã Ali teria feito uma parada neste local com seu exército a caminho da batalha de Siffin em 657 e feito nascer ali um manancial de água.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.