Oposição acusa ditadura de Mianmar por ataque com 50 mortos contra minoria étnica

Episódio teria deixado ao menos 50 mortos no norte do país que é governado por militares desde fevereiro de 2021

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Ao menos 50 pessoas morreram em um ataque aéreo durante a apresentação de uma minoria étnica de Mianmar, informaram grupos de oposição e a mídia local nesta segunda-feira (24). O país asiático é governado por uma junta militar desde fevereiro de 2021.

O ataque teria ocorrido no estado de Kachin, ao norte do país, onde reside o grupo étnico de mesmo nome. O episódio não foi confirmado pelos militares, mas civis e membros do Exército de Independência de Kachin, uma milícia local, teriam morrido, segundo a oposição.

Força policial de Mianmar detém estudante durante protesto pedindo paz no estado de Kachin - 12.mai.18/Reuters

O porta-voz do grupo, Naw Bu, afirmou à agência Reuters que o ataque teve como alvo as comemorações do 62º aniversário de formação do braço político do exército kachin. Outras 70 pessoas teriam ficado feridas. "O ataque foi intencional; esse é um ato perverso que deve ser considerado crime de guerra."

As informações não puderam ser confirmadas de forma independente. Desde o golpe, Mianmar tem registrado episódios frequentes de violência. Movimentos de oposição, alguns deles armados, surgiram em todo o país, e o regime tenta reprimi-los.

O Exército Kachin luta por maior autonomia para a minoria étnica há seis décadas e é uma das principais vozes contra os militares no poder.

O governo paralelo de Unidade Nacional, uma aliança de grupos contra o golpe e a favor da retomada da democracia, disse estar triste com a perda de civis e instou a ONU a intervir de forma urgente.

"Militares cometeram deliberadamente outro assassinato em massa com bombardeios aéreos visando um grande show público; esse ato claramente viola as leis internacionais", disse em comunicado.

As próprias Nações Unidas se manifestaram por meio do escritório em Mianmar. "Trata-se de mais um caso de uso excessivo e desproporcional da força pelos militares contra civis desarmados; é inaceitável."

A ONU, mais de uma vez, criticou publicamente a tomada do poder pelos militares, acusando-os de crimes contra a humanidade pela morte de civis. A junta, por sua vez, alega que suas ações têm como objetivo combater o terrorismo em solo nacional.

Em nota conjunta, chefes de missões diplomáticas em Mianmar, como Austrália, Reino Unido e Estados Unidos, disseram que o ataque ressalta a responsabilidade do regime militar pela crise e pela instabilidade —"além de seu desrespeito à obrigação estatal de proteger os civis".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.