Descrição de chapéu China

Reino Unido convoca diplomata da China após agressão a manifestante pró-democracia

Protestos pacíficos devem ser respeitados, diz britânico; vítima fazia ato em frente a consulado em Manchester

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Pequim e Londres | Reuters

Depois de um manifestante pró-democracia ser agredido por funcionários do consulado da China em Manchester, o Reino Unido convocou nesta terça-feira (18) um diplomata chinês e pediu uma explicação do episódio.

O encarregado de negócios Yang Xiaoguang teve uma reunião com um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores e ouviu que todos os diplomatas e empregados consulares devem respeitar as leis britânicas. "Deixamos nosso ponto de vista claro para as autoridades chinesas: o direito de protesto pacífico no Reino Unido deve ser respeitado", disse Zac Goldsmith, secretário da chancelaria.

Manifestantes fazem protesto pró-democracia na frente do consulado chinês em Manchester - Matthew Leung - 16.out.22/The Chaser News via AFP

No domingo (16), um vídeo divulgado pela rede BBC mostrou um homem sendo arrastado para dentro do consulado chinês, onde recebe chutes e socos de cinco sujeitos enquanto está caído no chão. A vítima, identificada apenas como Bob, fazia um protesto pró-democracia em Hong Kong na calçada do consulado, no mesmo dia em que começava em Pequim o Congresso do Partido Comunista Chinês.

Bob tem por volta de 30 anos e migrou recentemente de Hong Kong para a Inglaterra, disse um amigo. Enquanto ele era agredido, policiais entraram no consulado para resgatá-lo, mostram as imagens. Ele passou a noite no hospital e uma investigação da polícia de Manchester está em curso.

Entrevistado pela emissora britânica Sky News, Bob afirmou que temia por sua vida e mostrou cortes no rosto e hematomas no corpo após o ataque. "Eles são como gângsteres. Agem como gângsteres. Não deveria ser assim. Esta não é a China, é o Reino Unido", afirmou.

O episódio começou quando vários homens saíram do consulado para retirar faixas de protesto contra o líder Xi Jinping, incluindo uma com o slogan "o céu destruirá o Partido Comunista Chinês". O ato reunia entre 30 e 40 manifestantes, informou a polícia.

Comentando nesta terça o episódio durante uma entrevista coletiva em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Wang Wenbin disse que "elementos perturbadores entraram ilegalmente" no consulado e colocaram em risco a segurança das instalações chinesas.

"As instituições diplomáticas de qualquer país têm o direito de tomar as medidas necessárias para salvaguardar a paz e a dignidade de suas instalações", afirmou.

Segundo a deputada Alicia Kearns, um dos envolvidos seria o cônsul-geral Zheng Xiuan, um dos diplomatas chineses mais experientes no Reino Unido. No vídeo, ele seria o homem de boina e lenço azul que chuta uma das faixas. A China não comentou o suposto envolvimento.

"Não podemos permitir que o Partido Comunista Chinês importe o espancamento de manifestantes e o silenciamento da liberdade de expressão. Essa é uma escalada assustadora", afirmou Kearns ao Parlamento nesta terça.

Diversos deputados britânicos pediram que o cônsul-geral seja declarado persona non grata, o que pode remover seu status diplomático e potencialmente resultar na expulsão do país. Xiuan tem imunidade diplomática, o que significa que ele está, teoricamente, protegido de processos judiciais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.