Descrição de chapéu Rússia

Zelenski diz que Ucrânia libertou assentamentos na região de Kherson

Neste domingo (2), país anunciou ter assumido controle total da cidade de Liman

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Oleksandr Kozhukhar Lidia Kelly
Reuters

O presidente ucraniano Volodimir Zelenski disse, neste domingo (2), que a forças armadas da Ucrânia liberaram os assentamentos de Arkhanhelske e de Myrolyubivka na região de Kherson.

A menção à liberação ocorreu em uma mensagem a forças ucranianas específicas que se destacaram na linha de frente da guerra da Ucrânia.

A agência Reuters não conseguiu, até o momento, confirmar essas informações.

Uniformes de soldados perto de um veículo militar russo
Uniformes de soldados perto de um veículo militar russo, na região de Kharkiv - Vitalii Hnidyi - 1.out.2022/Reuters

No mesmo anúncio, Zelenski afirmou, sem dar mais detalhes, que o sucesso das forças ucranianas não se limitava às regiões de Liman e de Donetsk.

Neste domingo (2), a Ucrânia anunciou ter assumido o controle total da cidade de Liman, ponto estratégico na autoproclamada república popular de Donetsk.

"Na última semana, o número de bandeiras ucranianas no Donbass [região ao leste] aumentou. Haverá ainda mais dentro de uma semana", disse Zelenski, que também acrescentou que a guerra contra a Ucrânia representa um "erro histórico para a Rússia".

"Liman está totalmente livre. Obrigada, tropas", completou o presidente, em um vídeo curto.

O revés para as tropas russas aconteceu depois de seu presidente, Vladimir Putin, ter proclamado a anexação de quatro regiões ucranianas (Donetsk e Lugansk, além das áreas ao sul de Kherson e Zaporíjia) –uma área que incluía Liman. Lugansk e Donetsk compõem o Donbass (leste russófono no centro do conflito).

A incorporação dos territórios ao domínio de Moscou foi formalizada pelo presidente Vladimir Putin na sexta-feira (30), em um movimento que gerou reação internacional e motivou a convocação da reunião do Conselho de Segurança, o mais importante das Nações Unidas —o Brasil se absteve na votação de uma resolução do órgão condenando a anexação.

Com a tomada de Liman, Kiev poderá estabelecer uma ponte para uma eventual invasão de Lugansk, área que está quase totalmente ocupada por Moscou —pontos-chave como Kreminna, Severodonetsk e Lisitchansk ficam a menos de 50 km de Liman.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.