Descrição de chapéu BBC News Brasil drogas

O templo budista que ficou vazio após todos os monges serem pegos em teste antidroga

Autoridades locais disseram que quatro monges, incluindo o abade, apresentaram resultado positivo em teste para metanfetamina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

Um pequeno templo budista na Tailândia ficou vazio depois que todos os monges foram reprovados nos exames toxicológicos, informaram as autoridades locais.

As avaliações de quatro monges, incluindo o abade, no distrito de Bung Sam Phan, na província de Phetchabun, no norte do país, mostraram presença de metanfetamina, contou Boonlert Thintapthai, uma autoridade local, à agência de notícias AFP.

Monges budistas em templo
Monges budistas em templo - Getty Images/BBC

Os monges teriam sido retirados do templo na segunda-feira (28), depois que a polícia os submeteu a exames toxicológicos de urina. As autoridades não disseram, no entanto, o que chamou a atenção para o templo. A operação ocorreu em meio a uma campanha nacional de combate ao narcotráfico.

Thintapthai afirmou que os monges foram posteriormente enviados a uma clínica para serem submetidos a um programa de reabilitação de drogas. Ele disse à AFP que "o templo agora está vazio, sem monges, e os moradores da região estão preocupados que não vão poder obter qualquer mérito".

A obtenção do mérito é uma importante prática budista em que os devotos ganham uma força protetora por meio de boas ações —nesse caso, dando comida aos monges.

Thintapthai afirmou que as autoridades regionais procuraram a ajuda do chefe monástico local, que prometeu designar novos monges para o templo em uma tentativa de resolver as preocupações dos fiéis.

Nos últimos anos, a metanfetamina se tornou um grande problema na Tailândia —e as apreensões da droga bateram recorde em 2021, de acordo com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes.

O país é um importante ponto de passagem para a droga. Elas chegam de Mianmar, o maior produtor mundial de metanfetamina, via Laos. As pílulas são então vendidas por cerca de 50 bahts (R$ 7,40).

No mês passado, o premiê tailandês, Prayuth Chan-ocha, ordenou uma campanha de repressão às drogas depois que um ex-policial que havia sido demitido por porte de metanfetamina matou 37 pessoas durante um massacre em uma creche.

- Este texto foi originalmente publicado aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.