Descrição de chapéu União Europeia

Homem faz reféns em shopping e é morto pela polícia em Dresden, na Alemanha

Jornal afirma que suspeito matou a mãe, invadiu emissora de rádio e depois foi até centro comercial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Berlim | Reuters

A polícia precisou isolar um shopping center e as áreas próximas a ele na cidade de Dresden, no leste da Alemanha, devido a um ataque com tomada de reféns neste sábado (10). Depois de uma operação que durou mais de quatro horas, o caso foi encerrado.

Em um tuíte, a corporação informou a população que a situação ficou sob controle, acrescentando que duas pessoas haviam ficado sob custódia do autor do ataque. Antes, a conta pedia para que as pessoas evitassem a área do shopping.

Policiais na área de um mercado de Natal em Dresden, perto do shopping center onde um homem faz reféns - Mathias Rietschel/Reuters

Segundo a polícia, o agressor —um homem de 40 anos, que teria problemas psicológicos e agiu aparentemente sozinho, como "lobo solitário"— morreu devido a ferimentos sofridos durante a operação para libertar os dois reféns, que saíram ilesos. Inicialmente a informação era de que ele havia sido preso.

Durante a ação, os agentes fizeram contato com o sequestrador por telefone, depois que ele se trancou em um cômodo do shopping. O caso será investigado, e a polícia até aqui não forneceu mais detalhes sobre o suspeito ou suas motivações.

A agência de notícias TAG24 citou a corporação dizendo que ele seria alemão e teria matado a mãe, de 62 anos, em um prédio de apartamentos no distrito de Prohlis, a sudeste do centro da cidade. Segundo a agência, a tomada de reféns no shopping Altmarkt-Galerie estava relacionada ao assassinato.

A Rádio Dresden chegou a informar em seu site que um homem armado entrou no prédio de escritórios onde fica o veículo, por volta das 8h30 no horário local (4h30 em Brasília), e que tiros foram disparados. A polícia não se pronunciou sobre essa parte da ação.

O incidente ocorre em um momento em que questões de segurança ligadas à ação de radicais se tornaram um foco na Alemanha. Nesta semana, uma megaoperação desbaratou a conspiração de um grupo de extrema direita que visava derrubar o governo e instalar um aristocrata como líder de um novo Estado monárquico.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.