Meloni, Scholz e Lula lamentam morte de Bento 16; veja repercussão

Primeira-ministra italiana diz que papa emérito foi gigante da fé e da razão; presidente eleito do Brasil lembra encontros com religioso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Líderes mundiais lamentaram neste sábado (31) o anúncio da morte do papa emérito Bento 16.

Nascido Joseph Ratzinger, ele ficou marcado pela decisão surpreendente, em 11 de fevereiro de 2013, de renunciar ao papado. Desde Gregório 12, em 1415, um pontífice não deixava por conta própria a chefia da Igreja Católica.

O então papa Bento 16 em missa na praça São Pedro, no Vaticano, em 2009 - Pier Paolo Cito - 5.abr.09/AFP

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, definiu o líder religioso como um gigante da fé e da razão. "Um homem apaixonado por Deus, que colocou sua vida a serviço da Igreja e falou e continua a falar ao coração e à mente de pessoas com sua profundidade espiritual, cultural e intelectual", disse.

Na Alemanha, terra natal de Ratzinger, o premiê Olaf Scholz também lamentou a morte e disse que Bento 16 "foi um líder especial da Igreja". Na França, o presidente Emmanuel Macron destacou que Bento 16 "trabalhou com toda a sua alma e inteligência por um mundo mais fraterno".

O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lembrou no Twitter das ocasiões em que esteve com o então papa. O ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), em seu último dia no cargo, também escreveu uma mensagem, na qual aproveitou para fazer críticas à esquerda. O secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou o compromisso do religioso com a não violência e a paz.

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália

"Bento 16 foi um gigante da fé e da razão. Pôs a sua vida ao serviço da Igreja universal e falou, e continuará a falar, aos corações e às mentes dos homens com a profundidade espiritual, cultural e intelectual do seu Magistério. Um homem apaixonado pelo Senhor. Um cristão, um pastor, um teólogo: uma grande figura da história que a história jamais esquecerá."

Olaf Scholz, primeiro-ministro da Alemanha

"Como um papa 'alemão', Bento 16 foi um líder eclesiástico especial para muitos, não apenas neste país. O mundo está perdendo uma figura formadora da Igreja Católica, uma personalidade argumentativa e um teólogo inteligente. Meus pensamentos estão com o Papa Francisco."

Markus Soeder, premiê da Bavária

"Lamentamos a morte do nosso Papa bávaro. Com ele, a sociedade perde um representante convincente da Igreja Católica e também um dos teólogos mais influentes do século 20. Em tempos turbulentos e desafiadores, ele foi o líder religioso dos fiéis católicos. Muitas pessoas em sua terra natal o lembrarão com gratidão não apenas como o papa Bento 16, mas também como um humilde pastor."

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito do Brasil

"Recebi com tristeza a notícia da morte do papa emérito Bento 16. Tivemos a oportunidade de conversar na sua vinda ao Brasil, em 2007, e no Vaticano sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos. Desejo conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre."

Jair Bolsonaro, presidente do Brasil

"Embora seu pontificado tenha sido curto, deixa um legado imenso para a Igreja Católica, para todos os cristãos e para a humanidade. Foi um servidor dedicado da verdade [...] e criticou sem medo os erros da chamada 'teologia da libertação', que pretende confundir o cristianismo com conceitos equivocados do marxismo."

Joe Biden, presidente dos EUA

"Ele será lembrado como um teólogo renomado, com uma vida inteira de devoção à Igreja, guiado por seus princípios e fé. Que seu foco no ministério da caridade continue sendo uma inspiração para todos nós."

Emmanuel Macron, presidente da França

"Meu pensamento vai para os católicos da França e do mundo, enlutados pela partida de Sua Santidade Bento 16, que trabalhou com toda a sua alma e inteligência por um mundo mais fraterno."

Andrzej Duda, presidente da Polônia

"Hoje o mundo perdeu um dos maiores teólogos dos séculos 20 e 21, um colaborador próximo de São João Paulo 2º. A sua vida, obra e ministério pastoral são uma indicação entre tantos caminhos tortuosos e enganosos dos dias de hoje."

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha

"Minhas sinceras condolências à Igreja Católica pela morte de Sua Santidade Bento 16. Um grande teólogo dedicado ao serviço do próximo, da justiça e da paz."

Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido

"Fico triste ao saber da morte do papa emérito Bento 16. Ele era um grande teólogo cuja visita ao Reino Unido em 2010 foi um momento histórico para católicos e não católicos em todo o nosso país."

Charles 3º, rei do Reino Unido

"Lembro-me de seus esforços constantes para promover a paz e a boa vontade para todas as pessoas e para fortalecer o relacionamento entre a Comunhão Anglicana global e a Igreja Católica Romana."

Justin Welb, arcebispo de Canterbury e líder da Igreja Anglicana

"O papa Bento 16 foi um dos maiores teólogos de sua época –comprometido com a fé da Igreja e firme em sua defesa. Em todas as coisas, não menos em seus escritos e pregações, ele olhou para Jesus Cristo, a imagem do invisível Deus. Ficou bastante claro que Cristo era a raiz de seu pensamento e a base de sua oração."

Patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa Russa

"A autoridade absoluta de Bento 16 como teólogo destacado permitiu-lhe dar uma contribuição significativa para o desenvolvimento da cooperação intercristã e para a proteção dos valores morais tradicionais. Em seu papado, a relação entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica Romana desenvolveu-se significativamente no espírito de cooperação fraterna e no desejo de interagir sobre como superar o às vezes doloroso legado do passado."

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

"A CNBB agradece ao Bom Deus pela vida, o testemunho e os ensinamentos do papa Bento 16. Como teólogo, bispo e papa, ele nos deixou um grande legado, no qual se destacam o amor pela Igreja e a preocupação pelos rumos do mundo. Na vida buscou conciliar fé e razão, justiça e caridade, temas recorrentes do seu magistério. Com a renúncia, trilhou o caminho da humildade e na emeritude ensinou a como nos preparar para o encontro definitivo com o Senhor." —nota assinada por dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, dom Jaime Spengler e dom Mário Antônio da Silva, vice-presidentes, e dom Joel Portella Amado, secretário-geral.

Dom Odilo Scherer, cardeal brasileiro

"Faleceu o papa emérito Bento 16. Que descanse em paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade. Rezemos em sufrágio por ele."

Félix Tshisekedi, presidente da República Democrática do Congo

"O papa Bento 16 era um homem piedoso inteiramente devotado à sua missão apostólica. Apresento as minhas sinceras condolências ao papa Francisco e manifesto toda a minha compaixão à comunidade católica da República Democrática do Congo."

Cyril Ramaphosa, presidente da África do Sul

"Na época de congregação do Natal, a morte de Sua Santidade certamente aumentará a intensidade com que os fiéis católicos e de outras comunidades de fé lembrarão o papa emérito em suas orações."

Volodimir Zelenski, presidente da Ucrânia

"Expresso minhas sinceras condolências ao papa Francisco [...] pela morte de Bento 16, um teólogo excepcional, intelectual e promotor de valores universais."

Vladimir Putin, presidente da Rússia

"Bento 16 foi um proeminente religioso e estadista, um ferrenho defensor dos valores cristãos tradicionais."

Binyamin Netanyahu, premiê de Israel

"Foi um grande líder espiritual, comprometido de todo coração com a histórica reconciliação entre a Igreja Católica e o mundo judeu, tradução que ele destacou em sua visita a Israel em 2009."

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina

Em mensagem, o líder lembrou "a solidariedade e o apoio à liberdade e a independência do povo palestino".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.