Papa Francisco diz que Bento 16 está 'muito doente' e pede orações

Pontífice emérito renunciou em 2013; Vaticano diz que estado de saúde de líder religioso teve piora súbita nas últimas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Vaticano | Reuters

O papa Francisco pediu orações pelo papa emérito Bento 16 nesta quarta-feira (28), após dizer que ele está "muito doente". O pontífice fez o apelo ao final de sua audiência geral, sem dar detalhes.

Em 2013, Bento, 95, tornou-se o primeiro papa em 600 anos a renunciar. Ele vive no Vaticano desde então.

"Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo papa emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à igreja, até o fim", disse Francisco, em italiano.

Segundo o Vaticano, o atual papa visitou o antecessor logo após a audiência geral.

Dois homens idosos vestindo vestes pontifícias brancas se abraçam
O papa Francisco e o papa emérito Bento 16 se encontram em 2016 - Osservatore Romanovia Reuters

Pouco após a declaração de Francisco, o Vaticano também afirmou que o estado de saúde de Bento 16 teve uma piora súbita nas últimas horas, mas que a situação está "sob controle" e que ele está "recebendo tratamento médico constante". Até algumas semanas atrás, aqueles que viram o papa emérito disseram que seu corpo estava muito frágil, mas sua mente ainda estava afiada.

Uma das últimas fotografias conhecidas de Bento 16 foi feita em 1º de dezembro, quando se reuniu com os vencedores de um prêmio, destinado a teólogos, que leva seu nome. Ele estava sentado e parecia muito fraco. Desde a renúncia, Bento vive num antigo convento nos jardins do Vaticano, com seu secretário, o arcebispo Georg Ganswein, além de alguns outros auxiliares e de uma equipe médica.

Ele anunciou a intenção de renunciar em 11 de fevereiro de 2013, chocando uma reunião de cardeais, com a justificativa de que não tinha mais força física e espiritual para administrar a Igreja Católica.

Ele deixou o posto formalmente em 28 de fevereiro daquele ano, mudando-se temporariamente para a residência papal de verão ao sul de Roma, enquanto cardeais de todo o mundo iam a Roma para escolher o sucessor. O argentino Francisco, o primeiro papa da América Latina, foi eleito em 13 de março de 2013.

Embora o atual pontífice sempre tenha elogiado o papa emérito, dizendo que era como ter um avô em casa, a presença de dois homens vestidos de branco no Vaticano às vezes era problemática.

A ala conservadora da igreja viu o papa emérito como um porta-estandarte, e alguns ultratradicionalistas até se recusaram a reconhecer Francisco como pontífice legítimo. Bento 16, o primeiro papa alemão em mil anos, foi eleito em 2005 para suceder o popular João Paulo 2º, que ocupou o posto por 27 anos.

Os cardeais o escolheram em busca de continuidade e do que se chamou de "um par de mãos seguras".

Por quase 25 anos, como o cardeal Joseph Ratzinger, o hoje papa emérito foi o poderoso chefe do escritório doutrinário do Vaticano, então conhecido como Congregação para a Doutrina da Fé (CDF).


Quem são alguns dos outros pontífices que renunciaram

Clemente 1º (92-101): Um dos primeiros papas, teria sido o primeiro a renunciar, por razões que não são claras;

Ponciano (230-235): Renunciou durante a perseguição aos cristãos pelo imperador Maximino;

Marcelino (296-304): Não está certo se abdicou ou se foi deposto após cumprir ordem do imperador Diocleciano de oferecer sacrifícios a deuses pagãos;

Bento 5º (964): Aceitou ser deposto por Otto 1º, imperador do Sacro Império Romano, depois de apenas um mês no posto;

Bento 9º (1032-1045): Deixou o posto após vender o papado a Gregório 6º;

Celestino 5º (1294): Ficou apenas cinco meses no papado e emitiu decreto que permitia a renúncia; foi preso e morreu na prisão;

Gregório 12 (1406-1415): Renunciou para encerrar o Grande Cisma;

Bento 16 (2005-2013): Alegando falta de ‘vigor tanto do corpo como do espírito’ aos 85 anos, surpreendeu ao ser o primeiro papa a abdicar em quase 600 anos; com 95 anos hoje, ainda vive no Vaticano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.