Papa tira esculturas gregas de coleção do Vaticano para devolvê-las ao Parthenon

Gesto acontece em meio à disputa entre Londres e Atenas por peças históricas de templo da Grécia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cidade do Vaticano | Reuters

O papa Francisco decidiu devolver à Grécia três peças de 2.500 anos do Parthenon, templo grego dedicado à deusa Atenas, que estão nas coleções papais dos Museus do Vaticano há mais de um século.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira (16), o Vaticano informou que o papa entregaria os itens a Jerônimo 2º, chefe da Igreja Ortodoxa Grega, como um gesto de diálogo ecumênico da Igreja Católica Romana.

Cabeça de um menino esculpida que será devolvida pelo Vaticano à Grécia
Cabeça de um menino esculpida que será devolvida pelo Vaticano à Grécia - Museu do Vaticano/Handout/Reuters

O Parthenon, localizado na capital da Grécia, foi concluído no século 5º a.C. e tem frisos decorativos com alguns dos exemplos mais representativos da escultura grega antiga.

De acordo com o site dos Museus do Vaticano, uma das peças que será devolvida é a escultura de uma cabeça de um cavalo que puxava a carruagem de Atenas no lado oeste do templo. As outras serão a cabeça de um menino e a cabeça de um homem barbudo. Os itens estão no Vaticano desde o século 19 e ainda é incerta a destinação que a igreja Ortodoxa Grega dará às peças.

As peças serão devolvidas no momento em que Londres e Atenas reivindicam o direito à posse dos chamados mármores de Elgin, que compunham aproximadamente metade do friso de 160 metros no Parthenon e que atualmente estão abrigados no Museu Britânico, na capital inglesa.

A imprensa grega noticiou no início deste mês que representantes do museu e o premiê grego, Kyriakos Mitsotakis, estariam realizando diálogos secretos sobre a possível devolução dos mármores para Atenas.

Após as negociações virem à tona, porém, o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, do Partido Conservador, reagiu dizendo que o Museu Britânico é "legalmente proibido de fragmentar sua coleção".

Os chamados mármores de Elgin foram retirados do Parthenon no início do século 19 pelo diplomata britânico e embaixador do Império Otomano Lord Elgin —a Grécia vem pedindo reiteradamente a volta das esculturas desde sua independência, em 1832.

Nesta sexta, a ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, expressou gratidão ao papa Francisco pelo que chamou de "decisão generosa". Em comunicado, ela informou que apoia os esforços do governo de seu país para que os mármores que estão no Museu Britânico sejam devolvidos.

Em março, a Unesco, agência cultural das Nações Unidas, pediu à Grécia e à Grã-Bretanha que chegassem a um acordo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.