Saiba como era o aquário que explodiu em Berlim

Atração integrava complexo turístico; 1.500 peixes morreram e 2 pessoas ficaram feridas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aquário que explodiu em Berlim nesta sexta-feira (16), matando cerca de 1.500 peixes e espalhando mais de 1 milhão de litros de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte, era uma atração central de um complexo a dois quilômetros do Portão de Brandemburgo.

Marielle Tierney, 46, contou à Folha que achou que uma bomba tivesse caído perto de seu apartamento, vizinho a um hotel Radisson Blu onde ficava o AquaDom.

De acordo com relatos da época da construção, as obras custaram cerca de € 12,8 milhões (R$ 71,56 milhões, na cotação atual). A estrutura tinha quase 25 metros e um elevador que passava por dentro dela.

A explosão, que ainda não tem causas conhecidas, matou todos os animais do aquário e deixou ao menos duas pessoas feridas com estilhaços.

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, ponderou que o horário da ocorrência —5h45 no fuso local, 1h45 em Brasília— evitou uma tragédia. "Se isso tivesse acontecido uma hora depois, teríamos perdas humanas terríveis para relatar", disse ela à emissora RBB. O complexo costuma ficar lotado quando à visitação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.