Descrição de chapéu União Europeia

Maior aquário cilíndrico do mundo explode e espalha 1.500 peixes na Alemanha

Hotel em que estava a estrutura foi esvaziado por segurança; causa da explosão é desconhecida

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um aquário em Berlim que abrigava cerca de 1.500 peixes exóticos explodiu nesta sexta-feira (16), espalhando mais de 1 milhão de litros de água e detritos em uma rua no movimentado distrito de Mitte, de acordo com serviços de emergência da Alemanha.

Cilindro gigante azul com água e peixes dentro em imagem vista de cima
Foto do aquário em maio de 2011; abaixo, clique para ver a galeria de fotos do local - Kay Nietfeld/AFP

Cerca de cem socorristas foram acionados para se dirigirem ao local, um complexo de lazer que abriga hotel, museu, lojas, restaurantes e o AquaDom, que a administração chama de o maior aquário cilíndrico independente do mundo, com 15,85 metros de altura.

Segundo a polícia de Berlim, duas pessoas ficaram feridas pelos estilhaços após a explosão. Os bombeiros informaram que não conseguiram acessar o andar térreo do prédio em que estava o aquário devido à quantidade de destroços.

Cães de busca foram usados para procurar pessoas nos escombros, mas ninguém foi encontrado, segundo os socorristas. Os ajudantes também usaram drones para obter uma visão melhor da área.

A causa da explosão ainda é desconhecida, mas uma das suspeitas das autoridades é de que as baixas temperaturas tenham provocado rachaduras na estrutura, que acabou cedendo à pressão das mil toneladas de água. Segundo a prefeita de Berlim, Franziska Giffe, todos os 1.500 peixes do aquário morreram.

De acordo com a imprensa alemã, o incidente ocorreu às 5h45 do horário local (1h45 em Brasília). Cerca de 400 pessoas que estavam hospedadas no hotel foram instruídas a deixar o prédio, e ônibus foram enviados ao complexo para abrigá-las, já que a temperatura em Berlim estava em torno de -7°C.

A rua próxima ao complexo que leva da Alexanderplatz ao Portão de Brandemburgo —pontos turísticos da capital— precisou ser fechada pelas autoridades devido ao grande volume de água que saiu do prédio.

"Há cacos [de vidro] por toda parte. Tudo foi inundado. Parece um pouco com uma zona de guerra", disse a advogada Sandra Weeser, que estava hospedada no hotel, à agência de notícias Associated Press.

Marielle Tierney, 46, contou à Folha que achou que uma bomba tivesse caído perto de seu apartamento, vizinho ao hotel. "Nosso apartamento fica no mesmo complexo, então [o barulho] foi alto", afirmou a americana, que atua como voluntária recebendo refugiados ucranianos na estação central de trem de Berlim.

O AquaDom foi fechado para reformas em outubro de 2019. Devido à Covid, seguiu fechado por quase três anos, até junho deste ano. Segundo a empresa que o administra, o aquário abriga espécies que vão de peixes-palhaços, como o do filme "Procurando Nemo", a cavalos-marinhos, águas-vivas e arraias.

Com Reuters

Erramos: o texto foi alterado

O peso de 1 milhão de litros de água é mil toneladas, diferentemente do que afirmava versão anterior do texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.