Sobe para 28 número de mortos em onda de frio nos EUA

Em condado de Nova York, 500 motoristas ficaram presos em seus veículos à espera de resgate

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Uma nevasca atingiu a cidade de Buffalo, no estado de Nova York, no dia de Natal, e deixou centenas de pessoas presas dentro de seus carros, milhares sem eletricidade, além de elevar o número de mortos em decorrência da tempestade de inverno.

Até agora, 28 pessoas morreram por causa da onda de frio nos Estados Unidos, de acordo com levantamento da emissora NBC News. A CNN americana reportou 26 mortes.

Mark Poloncarz, chefe executivo do condado de Erie, afirmou que o número de mortos subiu de três para sete na região de Buffalo, no extremo oeste de Nova York, onde a nevasca gerou acumulação de neve de 1,2 metro.

Restaurante na região de Buffalo, estado de Nova York, fica coberto de gelo de respingos das ondas do lago Erie durante uma tempestade.
Restaurante na região de Buffalo, estado de Nova York, fica coberto de gelo de respingos das ondas do lago Erie durante uma tempestade - Kevin Hoak - 24.dez.22/via Reuters

Alguns dos mortos reportados no domingo (25) foram encontrados dentro de carros e outros em bancos de neve, disse Polocarz, acrescentando que o número de vítimas deve continuar a subir. "Não é o Natal que nós esperávamos, mas vamos tentar ter o Natal mais feliz possível hoje", afirmou ele neste domingo (25) em uma publicação no Twitter. "Meus sentimentos para as famílias que perderam entes queridos."

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, disse a repórteres que estava em contato com a Casa Branca e que o governo de Joe Biden apoiará o pedido do estado para uma declaração federal de desastre. "Esta nevasca passará para a história como a mais devastadora em Buffalo. Já é uma tempestade histórica e ainda estamos no meio dela", disse a democrata.

A forte onda de frio levou a temperaturas muito baixas da região das Grandes Planícies do Norte dos EUA até a fronteira entre o México e o território americano. A tempestade de neve deixou milhões de pessoas sem energia e causou inúmeros cancelamentos de voo em pleno feriado.

Mais de 200 mil residências e empresas ficaram sem luz na costa leste dos EUA, no Texas e no estado de Washington neste domingo, número bem inferior ao 1,8 milhão que estavam sem energia no sábado (24). Em Buffalo, 16% dos moradores não tinham eletricidade.

Mais de 1.500 voos haviam sido cancelados até o meio-dia, de acordo com o monitor de voos FlightAware. Na manhã de Natal, as temperaturas ainda estavam bem abaixo da média nas regiões centro e leste dos EUA.No sul da Flórida, iguanas estavam caindo de árvores, paralisadas devido à queda da temperatura, que chegou a 7°C, de acordo com relatos de moradores e imagens postadas no Twitter.

No condado de Erie, cerca de 500 motoristas ficaram presos em seus veículos da noite de sexta-feira (23) até a manhã de sábado, e a Guarda Nacional foi acionada para ajudar nos resgates. O condado baixou uma proibição de uso de veículos.

O aeroporto de Buffalo tinha registrado 109 centímetros de neve às 7 da manhã (9h no Brasil) de domingo.

"Esperamos mais 30 a 60 centímetros de neve até segunda-feira (26) na região", disse o meteorologista Rich Otto. "Podemos dizer que, de certamente maneira, o pior já passou, mas ainda há uma quantidade significativa de precipitação de neve que está em curso em Buffalo."

Autoridades no estado do Kentucky confirmaram pelo menos três mortes ligadas à nevasca no estado. Em Ohio, ao menos quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em acidentes de trânsito – um engavetamento de 50 veículos bloqueou uma estrada no estado durante uma tempestade na sexta-feira (23).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.