Descrição de chapéu jornalismo

Forbes elege Ursula von der Leyen mulher mais poderosa do mundo

Presidente da Comissão Europeia encabeça ranking de 100 nomes, que também traz Meloni e Kamala

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi considerada a mulher mais poderosa do mundo pela Forbes, na 19º edição do conhecido ranking divulgado anualmente pela revista americana.

A alemã encabeça a lista de cem nomes "por sua liderança durante a Guerra da Ucrânia, bem como por lidar com a pandemia de Covid", afirma a publicação. "Sua influência é única –ninguém mais na lista conduz políticas em nome de 450 milhões de pessoas–, mas seu compromisso com uma sociedade livre e democrática não é", afirma o texto, contemplando outras escolhidas. "Von der Leyen é um exemplo do maior enredo de 2022: mulheres atuando como defensoras da democracia."

A Forbes não incluiu nenhuma brasileira no ranking deste ano —a ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff, a ex-CFO da Petrobras Andrea Marques de Almeida, responsável pela parte financeira da estatal, e a ex-presidente da mesma empresa Graça Foster foram algumas das citadas em anos anteriores.

As quatro métricas principais para escolher os nomes são dinheiro, mídia, impacto e esferas de influência. No caso de líderes políticas, também entram como critério os PIBs e as populações de seus países; para lideranças corporativas, receitas e números de funcionários, menções na mídia e alcance.

No ranking de 2022, entraram também mulheres como Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, em segundo lugar, Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, em terceiro, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, na sétima posição. Do mundo do entretenimento, a apresentadora americana Oprah Winfrey e as cantoras Rihanna, Taylor Swift e Beyoncé foram algumas das selecionadas na lista, que traz 39 CEOs de empresas, dez chefes de Estado e 11 bilionárias.

Von der Leyen já figurava nos top 10 da Forbes de 2021, ocupando a oitava posição. O primeiro lugar foi a escritora e filantropa MacKenzie Scott, que cofundou a Amazon junto com seu ex-marido, Jeff Bezos.


TOP 10 DA LISTA DA FORBES

  1. Ursula von der Leyen
  2. Christine Lagarde
  3. Kamala Harris
  4. Mary Barra
  5. Abigail Johnson
  6. Melinda Gates
  7. Giorgia Meloni
  8. Karen Lynch
  9. Julie Sweet
  10. Jane Fraser
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.