Biden decreta estado de desastre no Alabama e na Califórnia após tempestades matarem 28

Estados são atingidos há dias por fortes chuvas e tornados, que deixam rastro de destruição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salinas (Estados Unidos) e São Paulo | AFP e Reuters

O presidente Joe Biden aprovou uma declaração de desastre para o Alabama neste domingo (15), depois de pelo menos nove pessoas morrerem em tornados que, nos últimos dias, destruíram casas e derrubaram a energia para dezenas de milhares de pessoas no estado americano.

No dia anterior, Biden havia aprovado uma declaração de emergência para a Califórnia, que sofre com fortes chuvas desde 26 de dezembro. O mau tempo já matou ao menos 19 pessoas no estado, além de causar deslizamentos de terra, queda de energia e fechamento de estradas.

Casa no meio de alagamento em Guerneville, na Califórnia - Fred Greaves - 15.jan.23/Reuters

Segundo a Casa Branca, na Califórnia as verbas serão destinadas para os condados mais afetados —Merced, Sacramento e Santa Cruz. No Alabama, as regiões de Autauga e Dallas podem utilizar os recursos.

A assistência federal inclui subsídios para habitação temporária e reparos domésticos, empréstimos de baixo custo para cobrir perdas de propriedades sem seguro e outros programas para ajudar indivíduos e proprietários de empresas a se recuperarem dos efeitos do desastre climático.

Uma impressionante onda de chuvas —e nevascas nas áreas montanhosas— devastou muitas áreas da Califórnia, o estado mais populoso dos EUA, cujos solos já alagados estão chegando ao ponto de saturação.

Um novo "rio atmosférico" deve retornar nesta segunda-feira (16) sobre o estado, ou seja, uma faixa de umidade que carrega grandes quantidades de água dos trópicos.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS, na sigla em inglês) alertou que o fenômeno trará novas tempestades de neve e chuvas fortes, com possíveis "inundações desastrosas" na região de Salinas, uma importante área agrícola ao sul de San Francisco.

Destroços de casas destruídas por tornado em Old Kingston, no estado do Alabama - Jake Crandall -13.jan.23/USA Today Network via Reuters

"O pior de tudo definitivamente já passou, mas ainda há a ameaça de alguns impactos adicionais de hoje [domingo] à noite", disse o meteorologista da NWS Marc Chenard, acrescentando que espera que o final do mês seja mais seco.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse à população no sábado (14) que ainda "não acabou", após visitar habitantes afetados pelas tempestades. Ele pediu aos moradores que permaneçam vigilantes e continuem exercendo "bom senso ao longo das próximas 24 a 48 horas".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.