Descrição de chapéu América Latina

EUA pedem diálogo em raro contato com ditadura da Nicarágua após deportação de presos políticos

Chefe da diplomacia americana defende conversa como crucial para futuro melhor a nicaraguenses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

O chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado Antony Blinken, conversou nesta sexta-feira (10) com o ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, e discutiu a importância de um diálogo entre as duas partes para melhorar a situação da população do país centro-americano.

O telefonema ocorreu um dia depois de mais de 200 prisioneiros políticos da ditadura nicaraguense serem libertados e deportados para os Estados Unidos. Quase todos eram críticos do governo e haviam sido detidos durante a repressão comandada por Daniel Ortega à dissidência nos últimos anos.

Washington descreveu a decisão de Manágua como "positiva e bem-vinda" e acrescentou que continua firme em encorajar medidas para "restaurar as liberdades civis e a democracia ao povo nicaraguense".

Avião com 222 presos políticos que deixaram a Nicarágua chega ao Aeroporto Internacional de Dulles, próximo a Washington
Avião com 222 presos políticos que deixaram a Nicarágua chega ao Aeroporto Internacional de Dulles, próximo a Washington - 9.fev.23 - WJLA TV/ABC/Reuters

Segundo os EUA, a libertação foi uma decisão unilateral do governo Ortega e Washington se limitou a "facilitar o transporte dessas pessoas uma vez libertadas". Todos foram obrigados a assinar um documento dizendo que concordavam em viajar voluntariamente. Dois deles se recusaram, um dos quais o bispo católico Rolando Álvarez, condenado nesta sexta-feira a 26 anos de prisão.

Descritos por Manágua como "traidores da pátria", os dissidentes podem permanecer nos Estados Unidos por motivos humanitários durante dois anos, período no qual receberão assistência médica e jurídica.

Eles foram privados de seus direitos políticos, despojados de sua nacionalidade —a Espanha ofereceu cidadania aos ex-presos políticos— e enviados para os EUA em um momento em que Ortega está sob pressão devido ao crescente autoritarismo de seu governo.

Ele negou que a libertação em massa tenha sido resultado de uma negociação com os Washington, que impôs sanções a Manágua pela repressão aos protestos antigovernamentais iniciados em 2018.

A libertação dos opositores atende em partes a uma das principais demandas da sociedade civil desde que o país passou a perseguir e prender quem se opunha ao regime de Ortega, no poder desde 2007.

No final dos anos 1970, ele foi um dos líderes da Revolução Sandinista que derrubou a ditadura dos Somoza. Depois, participou da primeira junta que liderou o país, entre 1979 e 1990, quando deixou o poder pacificamente. Ele voltou a governar no final dos anos 2000 e desde então tenta inviabilizar a oposição.

Nas eleições de 2021, quando foi reconduzido ao cargo pela quarta vez consecutiva, os sete postulantes de oposição estavam presos, acusados de lavagem de dinheiro e traição à pátria.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.