Governador de Ohio orienta moradores a comprar garrafas de água após trem descarrilar nos EUA

Mike DeWine diz que medida é por precaução e que análises não detectaram substâncias prejudiciais à saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington | AFP

O governador de Ohio, Mike DeWine, pediu nesta quarta-feira (15) aos moradores de East Palestine que comprem garrafas de água após o vazamento de produtos químicos em um acidente de trem gerar preocupações sobre contaminação ambiental nos EUA.

O descarrilamento do trem aconteceu no último dia 3 e provocou o derramamento de cloreto de vinila, substância muito inflamável e cancerígena. Três dias após o acidente, autoridades fizeram uma explosão controlada para liberar o material que não vazou dos vagões, o que gerou uma coluna de fumaça preta.

Fumaça sai de trem que descarrilou em Ohio, nos EUA
Fumaça sai de trem que descarrilou em Ohio, nos EUA - Dustin Franz - 4.fev.23/AFP

Embora tenha dito que análises da água e do ar não detectaram substâncias prejudiciais à saúde, DeWine pediu aos moradores que comprem garrafas de água para "evitar qualquer risco" à saúde.

"Recebemos ontem uma análise da água. No poço que testamos, a qualidade estava boa", disse o governador à rede americana CNN. Outros resultados de análises são esperados nos próximos dias.

O trem da empresa Norfolk Southern, com cerca de 150 vagões, descarrilou enquanto ia de Madison, no estado de Illinois, para Conway, na Pensilvânia. Cerca de 2.000 moradores da região de East Palestine tiveram de ser retirados devido ao perigo de intoxicação, mas já foram autorizados a retornar.

O acidente provocou pânico. Nas redes sociais, publicações em tom alarmista e com informações falsas comparam o caso à catástrofe nuclear de Tchernóbil, na Ucrânia, em 1986, que deixou marcas por décadas. À época, autoridades esconderam da população informações sobre a explosão de um reator que liberou na atmosfera radiação 400 vezes superior à emitida pela bomba atômica de Hiroshima.

Enquanto autoridades dizem que a situação é segura, moradores têm relatado que peixes e sapos estão morrendo na região. Outros dizem sentir cheiro de produtos químicos, além de dores de cabeça e enjoo. Pelo menos duas pessoas já entraram com uma ação contra a Norfolk Southern para exigir que a companhia garanta monitoramento de saúde à população local.

Autoridades monitoram a qualidade do ar e da água. Segundo a Agência de Proteção Ambiental, o vazamento dos produtos químicos não representa risco à população.

Nesta terça (14), relatório divulgado pela Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês), que investiga as causas do acidente, apontou que 38 vagões descarrilaram em função de um eixo quebrado. Depois disso, um incêndio danificou outros 12 vagões.

O cloreto de vinila é um gás incolor que queima facilmente e é usado na fabricação de tubos de cloreto de polivinila (PVC). O material também foi usado como arma química na Primeira Guerra Mundial.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.