Morre um dos 12 meninos resgatados de caverna na Tailândia em 2018

Duangpetch Promthep, 17, treinava futebol no Reino Unido; circunstâncias da morte não estão claras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bangkok | Reuters

Um dos 12 meninos resgatados de uma caverna inundada na Tailândia em 2018 morreu no Reino Unido.

Duangpetch Promthep, 17, era o capitão do time de futebol cujo salvamento, uma operação de alta complexidade, chamou a atenção da mídia internacional há cinco anos.

Duangpetch Promthep, um dos meninos resgatados de caverna alagada na Tailândia em 2019, em evento para a imprensa na província de Chiang Rai, no norte do país - Soe Zeya Tun - 18.jul.18/Reuters

A informação foi compartilhada nesta quarta (15) em uma rede social por Supatpong Methigo, monge budista que foi professor dos jogadores. As circunstâncias da morte do jovem, que havia se mudado para o Reino Unido para treinar futebol, não estão claras. Supatpong afirma que soube do óbito por meio da avó do jovem, que teria dito que ele sofreu um acidente, mas não entrou em detalhes.

Kiatisuk Senamuang, técnico de futebol e antigo capitão da seleção tailandesa, descreveu Duangpetch como um garoto educado e gentil que sonhava em jogar pelo seu país. Foi a fundação de Kiatisuk que ajudou o jovem a conseguir uma bolsa de estudos para treinar em Leicestershire.

Duangpetch foi salvo junto com seu treinador e seus 11 companheiros do time Wild Boars (javalis selvagens) em junho de 2018, após 18 dias de tensão. O grupo, que reunia meninos com idades entre 11 e 16 anos, explorava por diversão as cavernas de Tham Luang Nang Non, na província de Chiang Rai, mas ficou preso no local quando chuvas alagaram o local e só foi localizado dez dias depois de se perder.

A operação de resgate reuniu centenas de voluntários e especialistas internacionais, incluindo mil militares tailandeses. Para sair, cada um dos membros do time ganhou um tanque de oxigênio e foi guiado por dois mergulhadores por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta.

Um mergulhador tailandês aposentado morreu durante a operação.

Uma vez salvos, os meninos foram convidados a assistir uma partida do time inglês Manchester United e tiveram seu drama narrado em livros, documentários e filmes. O mais recente deles, "Operação: Resgate na Tailândia", está disponível na plataforma Disney+.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.