Descrição de chapéu União Europeia

Após protestos, partido governista da Geórgia decide retirar projeto sobre 'agentes estrangeiros'

Parlamentares citam necessidade de reduzir confrontos com sociedade para justificar recuo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Nesta quinta-feira (9), o partido governista da Geórgia se comprometeu a retirar o projeto de lei sobre "agentes estrangeiros", apontado por críticos como autoritário e conservador. A decisão ocorreu após duas noites de protestos violentos que terminaram com pelo menos 77 detidos.

"Como partido governante responsável com cada membro da sociedade, decidimos retirar de maneira incondicional o projeto de lei que apoiávamos", afirmou a legenda Sonho Georgiano em comunicado.

na fotografia, tirada à noite, um manifestante balança as bandeiras amarela e azul da Ucrânia, a cruz vermelha sobre fundo branco da Geórgia, e azul com um círculo de estrelas douradas da União Europeia. uma multidão está na foto, posicionada em frente ao Parlamento iluminado
Manifestante balança as bandeiras da Geórgia, da Ucrânia e da União Europeia durante os protestos em frente ao Parlamento georgiano, em Tbilisi - Vano Shlamov - 8.mar.2023/AFP

Parlamentares citaram ainda a necessidade de reduzir o confronto na sociedade e criticaram o que consideram mentiras sobre o projeto contadas pela "oposição radical". A sigla governista, entretanto, não descarta por completo o retorno do projeto ao Parlamento.

O projeto de lei exigia que as organizações do país que recebem mais de 20% de seu orçamento do exterior se registrassem como "agentes estrangeiros", sob pena de sanções. O texto é similar a uma lei russa aprovada em 2012 que conseguiu enquadrar ONGs de direitos humanos e a imprensa independente.

A reação da sociedade civil georgiana e de parlamentares da oposição foi imediata após a aprovação do texto em primeira votação. Manifestações massivas e confrontos foram registrados desde terça-feira (7) em Tbilisi, capital do país. Na avenida Rustaveli, via que conduz ao Parlamento, forças de segurança tentaram dispersar os protestos com gás lacrimogêneo e jatos de água. Manifestantes também atacaram com pedras e coquetéis molotov.

Mesmo com a retirada do projeto, os atos de protesto foram retomados nesta quinta. Numa declaração conjunta de vários partidos, a oposição pede "garantias de que a Geórgia está decididamente comprometida com uma via pró-Ocidente" e exige a libertação imediata dos manifestantes detidos.

Na terça, o premiê da Geórgia, Irakli Garibashvili, havia reafirmado seu apoio à proposta, defendendo que as medidas atendiam aos "padrões europeus e globais". Por outro lado, a presidente Salome Zourabichvili, que tem poder de veto, tinha declarado estar do lado dos manifestantes.

A Geórgia, pequena ex-república soviética, tem intenções de integrar a União Europeia e a Otan, aliança militar ocidental, e mantém uma relação com a Rússia marcada por ambiguidades. Sua população, por outro lado, é fortemente contra a política do país de Vladimir Putin.

Desde que conquistou a independência da União Soviética em 1991, a Geórgia passou por frequentes conflitos políticos. A mudança de rumo pró-Ocidente ocorreu a partir de 2003, com a destituição do presidente Eduard Shevardnadze após a Revolução Rosa. Em 2008, uma guerra contra a Rússia selou esse caminho.

A delegação da UE no país celebrou a retirada do projeto e estimulou "todos os líderes políticos da Geórgia a retomar as reformas pró-Europa".

Dmitri Peskov, porta-voz do governo da Rússia, disse estar preocupado com os protestos. "É importante para nós que a paz reine ao longo de nossas fronteiras", afirmou —quase uma ironia se considerada a Guerra da Ucrânia, que já dura mais de um ano.

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.