Chefe do Banco Central dos EUA cai em trote de russos se passando por Zelenski

Jerome Powell conversa com dupla sobre situação econômica americana, em caso que dispara alerta de segurança

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Fed (o banco central dos EUA), Jerome Powell, caiu em um trote de russos que apoiam Vladimir Putin e se passaram pelo presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, em janeiro durante uma videoconferência, informou a mídia americana nesta quinta (27).

Powell participou de um bate-papo com dois homens, que o jornal The New York Times identificou como sendo Vladimir Kuznetsov e Alexei Stoliarov, no qual falou sobre a situação econômica dos EUA, em especial a inflação em alta e os temores de recessão.

O presidente do Fed, Jerome Powell, durante evento do Departamento do Tesouro dos EUA, em Washington
O presidente do Fed, Jerome Powell, durante evento do Departamento do Tesouro dos EUA, em Washington - Alex Wong - 21.abr.23/Getty Images via AFP

Trechos da conversa começaram a circular em redes sociais e também na mídia estatal russa, o que levou o Fed a se pronunciar.

Em nota similar enviada a veículos como a Bloomblerg, o New York Times e a rede CNN, um porta-voz do banco central americano disse que Powell de fato participou de uma conversa com alguém que mentiu ao dizer que era Zelenski.

"Foi uma conversa amigável e ocorreu no contexto de nossa posição de apoio ao povo ucraniano neste momento desafiador, mas nenhuma informação sensível ou confidencial foi debatida no fórum", disse ele.

O porta-voz acrescentou que o material parece ter sido editado, e que por isso não era possível confirmar a veracidade de todo o seu conteúdo. O caso, então, foi encaminhado à polícia americana,

Segundo relato da mídia americana, nos vídeos Powell reconhece que uma desaceleração do crescimento econômico dos EUA é possível e até provável, mas que é possível contorná-la e que o aumento dos preços não seria a melhor saída. Tudo isso condiz com o que ele vem dizendo publicamente já há algum tempo.

Na próxima semana, os executivos do Fed terão uma reunião para bater o martelo sobre a nova taxa de juros, e Powell deve participar de uma entrevista coletiva. Espera-se que ele seja questionado e comente sobre o trote dos russos no qual caiu.

A situação envolvendo o chefe do Fed não é incomum. O fato de os humoristas russos, aliados de Putin, conseguirem falar —e enganar— uma alta autoridade despertaram alertas sobre a capacidade de segurança do Fed e também lembraram outros casos.

Vovan e Lexus, apelidos de Kuznetsov e Stoliarov, respectivamente, já conseguiram contato com diversos políticos do Ocidente nos últimos anos, quando os enganaram se fazendo passar por outras autoridades.

Em 2018, por exemplo, o Reino Unido disse acreditar que a Rússia estava por trás de um trote para o então secretário de Relações Exteriores britânico, o ex-premiê Boris Johnson.

E, no início deste ano, os dois enganaram a presidente do Banco Central Europeu, a francesa Christine Lagarde, também se passando por Volodimir Zelenski. Em comunicado à Bloomberg, a autoridade europeia disse que Lagarde concordou com a conversa "de boa-fé" para demonstrar seu apoio a Kiev em meio à guerra.

Outra das vítimas da dupla por a ex-primeira-ministra da Alemanha Angela Merkel. Ela, no caso, pensou estar falando com o ex-presidente ucraniano Petro Porochenko.

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.