Descrição de chapéu partido democrata

Chicago elege prefeito em pleito marcado por rachas no Partido Democrata

Brandon Johnson vence disputa que focou aumento da violência e de impostos na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O professor Brandon Johnson, 47, foi eleito na noite desta terça-feira (4) prefeito de Chicago, a terceira cidade mais populosa dos Estados Unidos, após disputa que colocou frente a frente dois candidatos democratas e sublinhou divisões no partido.

Líder sindical apoiado pelo Sindicato dos Professores de Chicago, Johnson enfrentou no segundo turno o correligionário Paul Vallas, que fez carreira no setor de educação, é considerado mais moderado e foi endossado por grandes grupos empresariais e pelo sindicato da polícia da cidade.

O democrata Brandon Johnson, eleito prefeito de Chicago, durante campanha
O democrata Brandon Johnson, eleito prefeito de Chicago, durante campanha - Scott Olson - 17.mar.23/Getty Images via AFP

No primeiro turno, realizado no mês passado, os dois candidatos democratas terminaram à frente da atual prefeita, Lori Lightfoot, a primeira mulher negra e primeira pessoa abertamente LGBTQIA+ a governar Chicago. Com o revés, ela se tornou a primeira prefeita em 40 anos a não se reeleger na cidade.

A disputa focou o aumento da violência e de impostos na pandemia. Vallas se apresentou como candidato da lei e da ordem, com promessas de intransigência com o crime. Chegou a dizer que sua "campanha se baseia em retomar a cidade, pura e simplesmente", em declaração definida por Lightfoot como "apito de cachorro", ou "dog whistle", na expressão original, uma mensagem cifrada para atrair radicais.

Johnson, por sua vez, teve como principais bandeiras a criação de programas para saúde mental, de moradia acessível e de empregos para jovens. Diferentemente de Vallas, o prefeito eleito deixou temas relacionados à polícia e ao encarceramento em segundo plano.

Johnson, que é negro, teve infância pobre e mora num dos bairros mais violentos de Chicago. Para combater a criminalidade, propôs aumentar a arrecadação em US$ 800 milhões (R$ 4,06 bilhões) com a tributação de empresas. Para Vallas, o plano deve gerar novos impostos aos ricos, numa proposta desastrosa para a recuperação da economia. Já Johnson atacou o adversário dizendo que ele é muito conservador para governar Chicago, cidade que tradicionalmente elege políticos democratas. Sem apresentar provas, disse que os principais doadores de Vallas são eleitores republicanos.

Analistas afirmam que a vitória da ala progressista em Chicago deve influenciar a estratégia do Partido Democrata em outros pleitos. Nos últimos anos, candidatos da sigla passaram a priorizar a segurança durante as campanhas, com ênfase na política linha dura para combater o aumento da criminalidade.

O número de assassinatos aumentou 20% desde 2018 em Chicago. Em 2021, foram 804 homicídios, o maior número em 25 anos. Já os roubos de carros dobraram. "Estou otimista de que dias melhores e mais brilhantes estão no horizonte", disse Johnson, que tomará posse em maio.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.