Lula parabeniza presidente eleito do Paraguai; veja reações

Santiago Peña ganha e mantém no poder partido conservador que domina o país há praticamente 70 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma postagem no Twitter, Lula parabenizou o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. O candidato colorado superou seu opositor liberal Efraín Alegre nas eleições deste domingo (30).

"Boa sorte no seu mandato. Vamos trabalhar juntos por relações cada vez melhores e mais fortes entre nossos países, e por uma América do Sul com mais união, desenvolvimento e prosperidade", disse Lula.

O resultado do pleito no Paraguai mantém no poder o partido conservador que domina o país vizinho há praticamente 70 anos. Peña assume em agosto, pelos próximos cinco anos.

Alberto Fernández, o presidente da Argentina, afirmou ter ligado para Peña para parabenizá-lo. "Cumprimento afetuosamente a todo nosso povo irmão e desejo a eles un grande futuro. A América Latina deve se unir, a integração é o caminho", escreveu, em uma rede social.

A embaixada de Taiwan no Paraguai parabenizou o vencedor e disse, no Twitter, que o povo paraguaio mostra ao mundo o poder democrático dos cidadãos por meio de seus votos. "Continuaremos trabalhando nessa relação frutífera de parceiros de prosperidade."

Luis Arce, presidente da Bolívia, saudou o presidente eleito e disse que sua vitória reafirma a força e a maturidade democrática da América Latina. "Esperamos continuar trabalhando juntos pelo bem-estar de nossos povos e pela integração regional", escreveu no Twitter.

Presidente do Equador, Guillermo Lasso disse parabenizar o povo paraguaio "por um percurso cívico exemplar, como deve ser o espírito das democracias latino-americanas".

O desfecho do pleito é, sobretudo, uma nova demonstração de força do ex-presidente Horacio Cartes, homem mais poderoso do país. Mesmo tendo sido classificado como "significativamente corrupto" pelos Estados Unidos, o dono de bancos e empresas de cigarros conseguiu eleger seu apadrinhado.

Contrariando as expectativas, que eram de um pleito acirrado, o Colorado registra sua vitória mais folgada contra a oposição em 25 anos, segundo dados da Justiça Eleitoral.

Santiago Peña, ao centro, celebra a vitória com sua mulher, Leticia Ocampos de Pea, e o ex-presidente Horacio Cartes - Norberto Duarte -30.abr.23/ AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.