Descrição de chapéu Guerra da Ucrânia Rússia

Número de civis mortos na Ucrânia se aproxima de 8.500, estima ONU

Cifra é reconhecidamente subnotificada, e maior parte das vítimas morreu em ataques com armas explosivas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Genebra | Reuters

Quase 8.500 civis morreram na Guerra da Ucrânia desde o início do conflito, de acordo com estimativa publicada pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, que monitora o tema, nesta terça (11).

Desde 24 de fevereiro de 2022, dia em que o Exército da Rússia invadiu o país vizinho e deu início ao maior conflito em território europeu desde a Segunda Guerra Mundial, ao menos 8.490 civis morreram e outros 14,2 mil ficaram feridos. O balanço vai até o último domingo (9).

Ucraniana visita memorial perto de estação de trem em Kramatorsk, na região de Donetsk, local onde há um ano ataques com mísseis russos deixaram dezenas de civis mortos
Ucraniana visita memorial perto de estação de trem em Kramatorsk, na região de Donetsk, local onde há um ano ataques com mísseis russos deixaram dezenas de civis mortos - Genia Savilov - 8.abr.23/AFP

A ONU desde o início sublinha que as cifras representam apenas a "ponta do iceberg" de um número de mortos que tende a ser maior. A subnotificação se deve ao acesso limitado às zonas de guerra e a informações por vezes pouco confiáveis dos dois lados do conflito.

A maior parte das mortes foi registrada em porções do território controladas por Kiev, mas sob intenso ataque das forças de Moscou. Nas regiões de Donetsk e Lugansk, que, juntas, formam o russófono Donbass, no leste ucraniano, por exemplo, foram quase 4.000 óbitos.

"O alto comissariado acredita que os números reais sejam consideravelmente mais altos, já que o recebimento de informações de alguns locais onde ocorrem intensos conflitos foi adiado, e muitos relatórios ainda não puderam ser produzidos", disse o braço da ONU.

A Rússia nega, desde o início do conflito, que seu Exército ataque civis. O número de mortos tem caído aos poucos desde o início do conflito. Em março de 2022, no primeiro mês da invasão russa, houve o registro da morte de 4.000 civis. Já em março desde ano, a ONU documentou 178 óbitos.

Os dados revelam que a maior parte das vítimas é formada por homens (3.817) —há também mais de 500 menores de idade. A ONU mostra ainda que mais de 7.000 civis foram mortos em ataques com explosivos de ampla magnitude, e outros 261 teriam falecido em acidentes com minas terrestres e explosivos remanescentes em áreas de conflito. Mais 1.218 vítimas morreram devido a, por exemplo, ataques a tiros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.