Descrição de chapéu Público machismo

Corrida de mulheres na Espanha premia vencedora com processador de alimentos e gera polêmica

Autoridade espanhola aponta machismo; outras competidoras receberam produtos com 0% de gordura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ana Isabel Ribeiro
Porto | Público

Uma corrida de mulheres que ocorreu em Madri no último domingo (7) causou indignação nas redes sociais depois que a vencedora ganhou como prêmio um processador de alimentos. O evento coincidiu com o Dia das Mães na Espanha, comemorado no país no primeiro domingo de maio.

A Carrera de la Mujer (corrida da mulher), que acontece há 19 anos, contou com 32 mil inscritas nesta última edição. O prêmio passou despercebido para muitos, mas não para a secretária de Estado espanhola para a Igualdade e Contra a Violência de Gênero, Ángela Rodríguez, que destacou no Twitter a escolha e o fato de as participantes restantes terem recebido produtos com 0% de gordura.

A Carrera de La Mujer, realizada no último domingo (7), em Madri, na Espanha
A Carrera de La Mujer, realizada no último domingo (7), em Madri, na Espanha - @CarreraMujer no Twitter

"Se conseguirem [o primeiro lugar], tornam-se donas de casa. Se não conseguirem, pelo menos perdem peso", escreveu Rodríguez, com ironia, acrescentando que é preciso lutar contra o machismo.

Ivana Zagorac, que correu sete quilômetros em 24 minutos e 7 segundos, foi a premiada com o processador, segundo o jornal El Mundo. Em comunicado, a organização pediu desculpas pela polêmica, mas afirmou que o processador de alimentos não era o prêmio, mas um presente oferecido pelos patrocinadores da prova. Segundo ela, a premiação era o troféu.

"Pedimos desculpas se alguma mulher se sentiu ofendida, mas consideramos que não é um produto sexista e é ideal para qualquer atleta que queira melhorar os seus hábitos alimentares", afirmou a organização em publicação no Twitter.

Os organizadores destacaram que, com o processador, homens e mulheres podem cozinhar alimentos de origem vegetal em menos tempo e de forma mais simples. A Carrera de la Mujer incentiva um estilo de vida saudável, apoia a luta contra o cancro e as vítimas de violência doméstica.


ASSINATURA ESPECIAL: Neste dia das mães, aproveite a assinatura da Folha para mulheres. São dois meses grátis. Clique aqui para assinar ou compartilhar.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.