Oposição ataca Lula e cita 'vergonha' com visita de Maduro; base fala em protagonismo internacional

Ditador da Venezuela veio a Brasília na véspera de encontro convocado pelo Planalto com líderes da América do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Parlamentares da oposição fizeram uma série de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por ter recebido nesta segunda-feira (29) o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

As críticas partiram principalmente de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro, que lembraram, em tom de ironia, a decisão do TSE, em 2022, que barrou peças de campanha que relacionassem Lula a Maduro.

Um dos poucos governistas a defender a visita, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que a visita representa que o "Brasil volta ao cenário internacional com protagonismo".

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante encontro com o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, em Brasília - Gabriela Biló/Folhapress

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, por sua vez, disse que Lula tem razão ao dizer que há muito "preconceito" em relação à Venezuela. "A Venezuela é um grande país. Foram solidários conosco quando Bolsonaro negou oxigênio para hospitais de Manaus", afirmou a petista.

"Querem retomar o comércio e a integração sul-americana. Sofrem mais de 900 sanções dos EUA num momento em que até a oposição de lá demitiu o falso 'presidente' [Juan] Guaidó, reconheceu o processo eleitoral e disputará o governo em 2024. Lula, que já se encontrou com chefes de Estado de 31 países dos mais variados regimes políticos, tem razão: há muito preconceito em relação à Venezuela", escreveu ela.

Lula recebeu Maduro para uma visita oficial. Diferentemente de demais visitas de chefes de Estado, o encontro com o venezuelano só foi incluído na agenda do brasileiro no mesmo dia em que ocorreria.

Maduro também participa nesta terça-feira (30) de reunião que Lula promove com 11 presidentes da América do Sul, para tentar lançar uma nova forma de integração na região. Em fala conjunta à imprensa, Lula chamou o encontro de "momento histórico" e classificou de "equívocos" as decisões que barraram a vinda de Maduro ao Brasil, em particular a proibição imposta por Bolsonaro a autoridades venezuelanas.

Parlamentares ligados ao ex-presidente, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil, ironizaram o slogan "o Brasil voltou", usado frequentemente por petistas. "Voltou a paparicar ditadores da América Latina e a tratá-los como 'chefes de Estado'. Democracia para o PT é uma palavra no dicionário", escreveu Ciro, que já foi aliado de Lula, em suas redes sociais.

O filho mais velho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), afirmou que Lula mostrou não ter compromisso com a democracia. "Lula demonstra, mais uma vez, a sua falta de compromisso com a democracia ao receber o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, acusado de crimes contra a humanidade, como assassinatos, tortura, agressões, violência sexual e desaparecimentos", afirmou.

O ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos-RS), por sua vez, disse que a visita era uma "vergonha para os brasileiros" e um "desrespeito com o povo venezuelano". "Na campanha de 2022, o TSE determinou a retirada de inserções que associavam Lula a ditadores como Maduro e [Daniel] Ortega, [da Nicarágua]. Maduro é acusado de torturas, desaparecimentos, agressões e crimes contra a humanidade. Lula, ao recebê-lo, mostra que não tem compromisso com a democracia e nossos valores!", escreveu ele.

Outros bolsonaristas adotaram uma estratégia diferente, enviando ofícios para a embaixada dos EUA para que tome providências e prenda Maduro. O ex-ministro do Turismo e deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG) foi um dos que acionaram o posto americano. "Enviei um ofício para a embaixada dos EUA, comunicando que Maduro, foragido do governo americano, encontra-se em território brasileiro, sendo recebido por Luiz Inácio Lula da Silva. Solicitei que o governo americano se manifeste pela prisão de Maduro pela Justiça do Brasil", escreveu.

Foram poucos os governistas e petistas que saíram em defesa da visita oficial de Nicolás Maduro. O deputado André Janones (Avante-MG) partiu para o enfrentamento com bolsonaristas. Em suas redes sociais, ele ironizou ao escrever "ain, mas Bolsonaro odeia ditadores", em uma postagem que mostrava falas de Bolsonaro louvando nomes como o ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner.

"Não quero discutir mérito sobre Maduro. O fato é que ele foi indiciado pelos EUA, mas não foi acusado formalmente nem condenado. Toda ação dos deputados de direita, pedindo providência dos EUA, é engodo para gado. São despreparados e desesperados por like; para isso, enganam seus apoiadores."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.