Descrição de chapéu América Latina drogas

Peru apreende 58 kg de cocaína marcada com símbolos nazistas e nome 'Hitler'

Droga vinha em navio que passou por Guayaquil, no Equador, e ia para a Bélgica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A polícia peruana apreendeu 58 kg de cocaína em embalagens estampadas com suásticas, anunciaram autoridades do país nesta quinta (25). A droga estava em 50 tijolos marcados com o nome "Hitler", ditador da Alemanha nazista entre 1933 e 1945.

A carga foi encontrada em um navio com bandeira da Libéria num terminal de Paita, cidade no litoral norte do Peru, e tinha como destino a Bélgica. A carga ficou sob custódia para investigação —as autoridades não disseram se alguém foi preso nem as possíveis motivações dos traficantes que marcaram a droga.

Carga de cocaína marcada com suásticas nazistas, apreendida no Peru
Carga de cocaína marcada com suásticas nazistas, apreendida no Peru - Polícia Nacional do Peru no Twitter

Trata-se do primeiro registro de uma remessa de drogas com símbolos nazistas no país. Operações para deter o narcotráfico, porém, são comuns —em 2022, a polícia confiscou mais de 22 toneladas de cocaína.

O Peru produz cerca de 400 toneladas da droga anualmente, o que faz da nação sul-americana um dos maiores produtores mundiais de cocaína, ao lado de países como a Colômbia. Entre essas duas nações está o Equador, de onde veio a embarcação revistada por policiais nesta quinta.

Na semana passada, a polícia do sul da Itália divulgou a apreensão de quase três toneladas de cocaína em um porto na Calábria. Segundo a guarda responsável por crimes financeiros no país, a carga recorde encontrada no local valeria mais de 800 milhões de euros (cerca de R$ 4,3 bilhões).

O carregamento, que viajaria até a Armênia, também vinha da cidade equatoriana de Guayaquil. No sudoeste do país, o município é um dos mais impactados pelo narcotráfico e pela violência crescente no Equador. A taxa de homicídios saltou de 14 para 25 por 100 mil habitantes de 2021 para 2022, segundo o governo, e, ainda de acordo com as autoridades, mais de 420 detentos morreram em massacres.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.