Sueco-iraniano é enforcado no Irã acusado de ataque que deixou 25 mortos

Ministério das Relações Exteriores sueco diz ter implorado para que homem não fosse executado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um sueco-iraniano foi enforcado neste sábado (6) no Irã acusado de liderar o grupo responsável por um ataque que matou 25 pessoas em 2018. Habib Farajollah Chaab estava detido desde 2020.

O atentado aconteceu em Ahvaz, no sudoeste do Irã, onde quatro homens armados atacaram uma parada militar. O atentado deixou oito membros da Guarda Revolucionária Islâmica mortos e outros 20 feridos.

O sueco-iraniano Habib Farajollah Chaab durante julgamento em Teerã, no Irã - 25.out.22/Mizan News Agency/WANA via Reuters

Chaab foi julgado no ano passado sob a acusação de liderar o movimento de luta árabe pela libertação de Ahwaz. O grupo busca criar um estado separado na província de Khuzestan, área rica em petróleo no sudoeste do Irã. Ele também era acusado de planejar e realizar atentados a bomba e ações terroristas.

Em nota anunciando a execução, o Judiciário iraniano acusou as agências de segurança de Suécia e Israel de darem apoio a Chaab e aos separatistas, que teriam matado ou ferido 450 iranianos nos últimos anos.

O ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, afirmou que o país implorou ao Irã para não executar Chaab. "A pena de morte é um castigo desumano e irreversível, e a Suécia, juntamente com o resto da União Europeia, condena a sua aplicação em todas as circunstâncias."

Os laços entre Suécia e Irã já estavam estremecidos desde que o país europeu condenou a prisão perpétua aplicada a um ex-funcionário iraniano por envolvimento na execução em massa de prisioneiros políticos. O massacre aconteceu em 1988, no Irã. Teerã mantém relações tensas com suas minorias étnicas, que incluem árabes, curdos, azeris, e os acusa de se alinharem a países vizinhos.

Árabes e outras minorias há muito reclamam de enfrentarem discriminação, acusação que o Irã nega.

Com Reuters 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.