Descrição de chapéu BBC News Brasil imigrantes refugiados

350 paquistaneses em naufrágio na Grécia: do que eles estavam fugindo?

Crise econômica, desemprego e política instável são alguns dos motivos que têm influenciado emigração do Paquistão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC NEWS

Aos menos 350 dos migrantes que estavam em um barco que naufragou em 14 de junho, no litoral da Grécia, eram paquistaneses, informou o ministro do Interior do Paquistão nesta sexta (23).

A ONU calcula que entre 400 e 750 pessoas estavam no barco que naufragou a cerca de 80 km da cidade litorânea de Pilos. Além de paquistaneses, havia um número significativo de egípcios e sírios.

Vindos de um país com problemas econômicos e sociais, sobreviventes de tragédia migratória enfrentam agora novas incertezas sobre seu futuro
Vindos de um país com problemas econômicos e sociais, sobreviventes de tragédia migratória enfrentam agora novas incertezas sobre futuro - Reuters via BBC

Até o momento, há 82 mortes confirmadas e 104 pessoas resgatadas — entre elas, 12 paquistaneses. Há centenas considerados desaparecidos, embora se tema que todos tenham morrido. O ministro Rana Sanaullah afirmou que o Paquistão "possivelmente nunca teve uma perda tão grande em qualquer incidente, mesmo em ataques terroristas".

Embora a emigração seja algo que há anos faz parte do cotidiano do país asiático, o acidente na Grécia revelou que talvez o número de pessoas tentando sair do Paquistão por vias ilegais esteja crescendo, segundo disse à BBC News Brasil Asif Farooqi, editor da BBC Urdu.

"O número de mortes e de pessoas tentando migrar [no barco que naufragou] surpreendeu muitos no Paquistão, inclusive o governo. Isso sugere que há um aumento recente no número de pessoas tentando deixar o país usando rotas irregulares", explicou Farooqi.

"A motivação para este recente aumento na imigração ilegal pode ser atribuída à crise econômica e política que atingiu o país. Ela resultou em níveis sem precedentes de inflação e desemprego."

A inflação no país vem crescendo desde 2021, chegando em um recorde anual de 38% em maio deste ano. Os números são do Departamento de Estatísticas do Paquistão. Enquanto isso, as reservas internacionais —que pagam pelas importações, incluindo de combustíveis— caíram para um dos níveis mais baixos em décadas.

A ONU afirma que barco que naufragou tinha entre 400 e 750 pessoas a bordo
A ONU afirma que barco que naufragou tinha entre 400 e 750 pessoas a bordo - Hellenic Coast Guard via BBC

Soma-se a esse quadro o crescimento sem precedentes no desemprego. Números da Organização Internacional do Trabalho mostram que, a partir do primeiro ano da pandemia de Covid, o desemprego chegou a níveis jamais registrados —e ainda não houve recuperação satisfatória desde então.

Em 2019, o nível de desemprego era de 4,8% do total da força de trabalho; em 2020, passou para 6,5%; em 2021, foi de 6,3%; em 2022, 6,4%. Embora esteja diminuindo com o passar das décadas, a taxa de natalidade no país é alta se comparada a vários outros países: em 2021, foi de 3,5 nascimentos por mulher, segundo a ONU.

Assim, a organização prevê que o Paquistão será um dos oito países que deve puxar o crescimento da população mundial até 2050.

Mas uma população jovem também traz seus problemas: Asif Farooqi afirma que o desemprego preocupa porque "73% da população tem menos de 35 anos". "A maioria dos emigrantes ilegais vem do centro do país, da província central de Punjab. Ali há principalmente áreas agrícolas, mas devido ao aumento da população, a renda familiar desses agricultores não é suficiente", diz o editor da BBC.

"Essa é a principal razão pela qual os mais jovens, que não têm terras suficientes para agricultura e não conseguem encontrar emprego no país, optam por correr riscos e deixar o Paquistão ilegalmente."

O paquistanês Muhammad Hamza, 30, optou por essa via e entrou no barco que acabou naufragando no último dia 14 na Grécia. Ele conseguiu se salvar pulando na água a partir do convés, onde ficou durante todo o trajeto. "As pessoas gritavam por socorro, algumas balançavam camisas [para chamar a atenção]", conta.

"Eu consegui encontrar uma garrafa vazia de 1,5L [no mar]. Fiquei segurando nela. Encontrei alguns sírios e egípcios na minha frente, eles estavam com um tubo. Juntei-me a eles e nós nadamos por cerca de 30, 40 minutos. Até que uma lancha nos resgatou."

Muhammad estava desempregado no Paquistão e diz que decidiu sair de seu país em busca de uma vida melhor, mesmo que tenha tido que desembolsar milhares de dólares pela viagem. O paquistanês voou de Carachi (Paquistão) para Dubai (Emirados Árabes Unidos), depois para o Egito e finalmente pousou na cidade de Bengazi (Líbia).

Muhammad Hamza estava desempregado e resolveu emigrar; hoje, ele está na Grécia, onde o barco que estava naufragou
Muhammad Hamza estava desempregado e resolveu emigrar; hoje, ele está na Grécia, onde o barco que estava naufragou - via BBC

Acredita-se que o barco que naufragou partiu do Egito e passou na cidade líbia de Tobruk, onde pegou passageiros. Muhammad relata que o barco, no qual passou seis noites, tinha péssimas condições. "Egípcios e líbios nos batiam e nos obrigavam a ficar sentados."

"Não tínhamos permissão para levantar. Não podíamos nem esticar as pernas. Eles também não nos deixavam falar um com o outro."

Os migrantes ficaram sem comida e água, necessitando beber água do mar e urinar no oceano. Hamza está morando em Atenas depois de ser liberado do centro de detenção onde os sobreviventes do naufrágio foram mantidos inicialmente. Ele espera ganhar a vida na Grécia e diz que conseguiu se comunicar com a família na cidade de Gujranwala, em Punjab.

Os parentes estão "aliviados" por ele estar vivo, diz o jovem. Mas Asif Farooqi, editor da BBC Urdu, diz que mesmo quando sobrevivem aos acidentes, os migrantes paquistaneses que se estabelecem na Europa normalmente continuam precisando fugir.

"Essas pessoas escutam de contrabandistas que vão encontrar empregos na Europa e, eventualmente, obter a nacionalidade", aponta Farooqi. "Mas as leis estão ficando mais rígidas em relação aos imigrantes em situação irregular, então eles passam a maior parte de suas vidas na Europa se escondendo [da fiscalização] e fazendo bicos com baixos pagamentos."

Crise política

O Paquistão ainda está se recuperando de enchentes que atingiram o país em 2022 e enfrenta uma série de ataques por grupos radicais — as forças armadas paquistanesas divulgaram recentemente que em 2023 já ocorreram 436 ataques terroristas no país.

A situação política também é crítica, sobretudo depois que o ex-primeiro-ministro Imran Khan foi tirado do cargo pelo voto de desconfiança do parlamento, em 2022.

Khan se recusou a aceitar a deposição e promoveu manifestações pelo país, enquanto é alvo de diversos processos judiciais e investigações. Shehbaz Sharif, um experiente político, foi indicado como premiê para cobrir o restante do mandato de Khan, de quem é rival.

Espera-se que eleições gerais aconteçam ainda esse ano.


Este texto foi publicado originalmente aqui.

Com informações de Khalid Karamat, da BBC Urdu, e de Caroline Davies, correspondente da BBC News em Islamabad

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.