Descarrilamento de trem na Índia deixa ao menos 288 mortos e 850 feridos

Acidente já figura entre piores desastres do país; cifra de óbitos deve aumentar em razão da gravidade de ferimentos

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São Paulo

O descarrilamento de um trem de passageiros no leste da Índia deixou ao menos 288 mortos e 850 feridos nesta sexta-feira (2) —números que aumentam a cada novo anúncio das autoridades locais e fazem do acidente o quarto pior desastre de trem de que se tem registro no país.

O mais grave dos últimos dez anos havia ocorrido em 2016, quando um acidente em Pukhrayan, próximo à cidade de Kanpur, no norte da Índia, matou 150 pessoas e feriu outras 150.

Vagões descarrilados em acidente entre trens em Balasore, na Índia - 2.jun.23/AFPTV

O acidente desta sexta aconteceu em Balasore, no estado indiano de Odisha. Após descarrilarem, os vagões do Superfast Express invadiram outro trilho, onde foram atingidos pelo Coromandel Express, que ia em alta velocidade na direção oposta.

Um trem de mercadorias, que estava estacionado no local, também foi atingido. O impacto da colisão descarrilou 12 vagões do Coromandel Express e arremessou 50 passageiros pelas janelas. Algumas partes do trem ficaram completamente destruídas; outras foram vistas com pedaços de metal retorcidos e manchas de sangue.

No Twitter, o primeiro-ministro Narendra Modi afirmou que "toda a assistência possível" está sendo fornecida aos feridos. A presidente indiana, Draupadi Murmu, disse estar "profundamente angustiada" com o que aconteceu. "Meu coração está com as famílias enlutadas. Oro pelo sucesso das operações de resgate e pela rápida recuperação dos feridos", afirmou.

Segundo o diretor geral dos bombeiros de Odisha, Sudhanshu Sarangi, a cifra de mortes continua subindo porque muitas das vítimas contabilizadas como feridas tiveram ferimentos graves e lesões na cabeça, que acabam provocando o óbito.

Profissionais com cães farejadores procuram sobreviventes que estão sob os destroços do trem. Quando a equipe de resgate chegou, moradores locais já ajudavam alguns feridos a saírem dos destroços.

Os acidentes de trem mais letais da história da Índia

  • jun.1981 - 800 mortos

    O número não é exato, mas calcula-se que até 800 pessoas morreram após um trem cair em um rio no norte da Índia durante um ciclone

  • jul.88 - 106 mortos

    Após um trem sair dos trilhos e cair em um lago no sul da Índia, 106 pessoas morreram

  • ago.95 - 350 mortos

    Pelo menos 350 pessoas morreram quando um trem bateu na traseira de outro em uma cidade a 300 km de Nova Déli

  • ago.99 - 285 mortos

    Cerca de 285 pessoas morreram e 350 ficaram feridas após um choque de trens no leste da Índia, quando a maioria dos passageiros dormia

  • out.05 - 77 mortos

    Vários vagões de um trem de passageiros descarrilam no sul da Índia, matando 77 pessoas

  • jul.11 - 70 mortos

    Cerca de 70 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas quando um trem descarrilou em Fatehpur, no norte do país

  • nov.16 - 146 mortos

    Cerca de 146 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após um trem descarrilar no norte da Índia

  • jan.17 - 41 mortos

    Diversos vagões de um trem de passageiros saíram dos trilhos no sul do país, levando à morte 41 pessoas

  • out.18 - 59 mortos

    Um trem de passageiros atravessou uma multidão reunida nos trilhos para um festival na cidade de Amritsar, no norte da Índia, matando pelo menos 59 pessoas e ferindo 57

A operação, que conta com ao menos 200 ambulâncias, avançou pela madrugada no horário local. "Nossa prioridade é auxiliar as vítimas e curar os feridos", disse o ministro-chefe da região de Odisha, Naveen Patnaik, que deve visitar o local neste sábado (3). Enquanto as equipes de resgate trabalhavam, dezenas de corpos jaziam junto aos trilhos, cobertos por lençóis brancos.

Cerca de 900 pessoas foram hospitalizadas, transferidas tanto de ambulância quanto de carro para qualquer hospital que tivesse vagas. "Preparamos todos os grandes hospitais públicos e privados desde o local do acidente até a capital do estado para tratar os feridos", disse a porta-voz das autoridades de Odisha.

No hospital distrital de Bhadrak, ambulâncias transportavam sobreviventes ensanguentados e em choque, que eram atendidos em enfermarias lotadas. Em Soro, centenas de jovens fizeram fila do lado de fora do hospital para doar sangue.

O ministro de Ferrovias, Ashwini Vaishnaw, anunciou nas redes sociais que estava a caminho do local do acidente e que até a Força Aérea havia sido convocada. Antes mesmo de compartilhar informações sobre o que ocorreu, ele havia listado uma série de indenizações às vítimas.

Às famílias dos mortos, afirmou, seria dado 1 milhão de rúpias (R$ 60 mil, aproximadamente). Aos feridos de maneira grave, 200 mil rúpias (R$ 12 mil). E, aos feridos de forma leve, 50 mil rúpias (R$ 3.000).

Os piores acidentes ferroviários da história

  • 1916/1917 - Romênia - 1.000 mortos

    Na noite da virada para o ano de 1917, cerca de mil pessoas morreram em um dos maiores desastres ferroviários do mundo, quando o trem descarrilou a 10 km de chegar a Iasi, destino final da viagem, no nordeste do país

  • 1917 - França - 675 mortos

    O mais letal acidente ferroviário da França aconteceu quando cerca de 1.200 soldados voltavam para casa vindos da Itália durante a Primeira Guerra Mundial; cerca de 675 deles morreram quando o trem descarrilou no sudeste do país

  • 1944 - União Soviética - 600 mortos

    O trem que transportava civis e militares caiu em um rio quando passou por uma ponte de madeira no oeste da Rússia que cedeu com o peso do veículo; entre 600 e 700 pessoas morreram

  • 1915 - México - 600 mortos

    Conta-se que o acidente mais letal do México aconteceu quando o trem passava por uma ladeira no estado de Guadalajara, no oeste do país; o condutor teria perdido o controle e o veículo, caído no barranco

  • 1989 - União Soviética - 575 mortos

    Diferentemente de grande parte dos acidentes ferroviários que são decorrentes de descarrilamento, esse desastre foi causado pela explosão de um gasoduto que matou 575 pessoas e feriu outras 623 nos Montes Urais

Um sobrevivente disse a repórteres de uma emissora local que estava dormindo quando a colisão aconteceu e, ao acordar, se viu preso entre uma dúzia de passageiros. Ele conseguiu rastejar até a parte de fora, ferindo-se no pescoço e no braço. Por telefone, uma testemunha disse à agência de notícias Reuters que viu pessoas com membros quebrados e passageiros morrendo ao seu redor.

Incidentes como o desta sexta não são raros no país, que tem uma das maiores malhas ferroviárias do mundo. O mais letal deles aconteceu em junho de 1981, quando um trem superlotado que levava 800 passageiros para Saharsa, no nordeste do país, descarrilou ao passar por uma ponte e caiu no rio Bagmati durante um ciclone. Cerca de 200 corpos foram encontrados, mas centenas de pessoas desapareceram —na época, o governo da Índia divulgou que apenas 88 foram resgatados com vida.

Em 1995, o país assistiu a mais um grande desastre. Em agosto daquele ano, o Purushottam Express, que viajava a 100 quilômetros por hora, bateu na traseira do Kalindi Express, que estava parado na linha após ter atropelado uma vaca em Ferozabad, no norte da Índia. O choque foi ouvido a vários quilômetros de distância por moradores. Cerca de 2.000 pessoas viajavam em ambos os trens, e pelo menos 350 delas morreram.

Com Reuters e AFP

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