General de 92 anos será preso por crimes cometidos durante ditadura no Chile

Aliado de Pinochet, Santiago Sinclair foi condenado a 18 anos de cadeia por liderar caravana que matou 12 camponeses

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santiago | AFP

O general reformado Santiago Sinclair, 92, que fez parte da junta militar que governou o Chile durante a ditadura de Augusto Pinochet, foi condenado a 18 anos de prisão pela participação na Caravana da Morte.

Em uma sentença divulgada neste sábado (17) pela imprensa, Sinclair e outros três ex-militares foram condenados pela morte de 12 camponeses durante o regime militar chileno, que durou de 1973 a 1990.

O general Santiago Sinclair, em 1988
O general Santiago Sinclair, em 1988 - 8.nov.88/Folhapress

Apesar da idade avançada, o general irá à prisão nos próximos dias, segundo uma fonte do Judiciário. Junto com Sinclair, serão presos Juan Chiminelli, 86, Pedro Espinoza, 90, e Emilio de la Mahotiere, 86.

Sinclair, senador designado após o fim da ditadura e próximo de Pinochet, foi condenado por esse caso em 2020, mas havia recorrido. De acordo com a investigação, ele coordenou a morte dos camponeses quando era comandante do regimento de caçadores da cidade de Valdivia, 840 km ao sul de Santiago.

A Caravana da Morte é um dos casos mais emblemáticos de violação dos direitos humanos durante a ditadura de Pinochet, que deixou mais de 3.000 mortos e 38 mil torturados, segundo números oficiais.

Após o golpe que instaurou a ditadura no Chile, em 11 de setembro de 1973, os militares organizaram uma caravana que percorreu várias cidades do país em busca de opositores para executá-los.

Uma das vítimas mais lembradas é o jornalista Carlos Berger, membro do Partido Comunista, detido em Calama, ao norte, por se negar a suspender a transmissão na rádio em que trabalhava no dia do golpe. Berger foi executado em 19 de outubro pela Caravana da Morte, segundo a investigação sobre o caso.

Pinochet, morto em 2006, foi processado e esteve em prisão domiciliar por esse caso, o primeiro pelo qual precisou se apresentar à Justiça chilena. Mas em julho de 2002 teve o processo suspenso pela Suprema Corte devido a uma demência que o impedia de se defender nos tribunais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.