Lula terá encontro com Giorgia Meloni na Itália marcado de última hora

Petista inicialmente teria reuniões apenas com papa Francisco e presidente italiano, deixando ultradireitista de fora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De início deixado de lado com a justificativa de incompatibilidade de agendas, um encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, foi acrescentado de última hora à visita oficial do petista ao país europeu, informou o governo nesta terça-feira (20).

A reunião com a líder de ultradireita ocorre na tarde desta quarta (21). Antes, Lula se encontraria apenas com o presidente italiano, Sergio Mattarella, o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, e o papa, no Vaticano.

A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Roma
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Roma - Tiziana Fabi - 8.jun.23/AFP

Na sequência, quando o petista deixa a Itália e parte para Paris, há também um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, e possíveis bilaterais com outros líderes, entre os quais o premiê do Haiti, Ariel Henry, e o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

Meloni assumiu o cargo de primeira-ministra em outubro de 2022. Ela lidera o primeiro governo de ultradireita na Itália desde o fim da Segunda Guerra, além de ser a primeira mulher a ocupar o posto.

Havia o temor entre interlocutores dos governos brasileiro e italiano de que a ausência de um encontro com Meloni pudesse publicizar a imagem de que diferenças ideológicas entre os dois líderes seriam um empecilho para o diálogo de alto nível entre Estados.

De acordo com o Itamaraty, Lula e o presidente Sergio Mattarella tratarão de temas como cooperação na área de Defesa, especialmente na transferência de tecnologia, e do acordo de livre comércio entre União Europeia e Mercosul. O italiano também oferecerá um almoço a Lula e à primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja.

Já o encontro com o prefeito Gualtieri será de natureza pessoal. O líder de Roma chegou a visitar Lula quando ele esteve preso em Curitiba, no âmbito da Operação Lava Jato. À época, em julho de 2018, Gualtieri exercia mandato como eurodeputado. Com o papa Francisco, o principal tema em discussão será a Guerra da Ucrânia, além de política para a redução das desigualdades sociais e para o combate à fome.

Ainda na Itália, além das autoridades, Lula teve nesta terça-feira um encontro com Domenico de Masi, autor de "O Ócio Criativo" e "A Felicidade Negada". No Twitter, o presidente compartilhou uma foto com o sociólogo, a quem chamou de amigo, e disse que conversaram sobre o cenário político no Brasil e na Europa.

O intelectual italiano foi outra personalidade a visitar Lula na prisão em Curitiba, no caso dele em 2019. Depois, os dois ainda se encontraram quando o petista esteve em Roma em 2020.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o sociólogo italiano Domenico de Masi, durante viagem do brasileiro a Roma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o sociólogo italiano Domenico de Masi, durante viagem do brasileiro a Roma - Ricardo Stuckert/Divulgação Presidência da República
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.