Tornados matam ao menos 3 e danificam casas nos EUA; veja vídeo

Também foi relatada uma grande tempestade de granizo em Indiana e estados adjacentes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Tornados e tempestades atingiram o Centro-Oeste e o Sul dos Estados Unidos no domingo (25), deixando dezenas de casas danificadas e ao menos três pessoas mortas em Indiana e no Arkansas.

O Serviço Nacional de Meteorologia afirmou, nesta segunda, que vários tornados e tempestades severas foram relatados no domingo no centro de Indiana e Arkansas. Autoridades de emergência do condado de Martin, em Indiana, confirmaram uma morte na região, e o diretor de Gerenciamento de Emergências, Cameron Wolf, disse que o parceiro da vítima, ferido no episódio, foi levado de helicóptero para o hospital.

Eles moravam em uma cabana de dois andares que foi destruída pelas tempestades.

"Os danos são aleatórios, bem generalizados", disse Wolf à rede PBS. Os danos ocorreram principalmente no campo, disse ele, acrescentando que as cidades não foram tão afetadas pelas tempestades.

O xerife do Condado de Lonoke confirmou que duas pessoas foram mortas após uma árvore cair sobre uma casa em Carlisle, no Arkansas, devido às tempestades no domingo, segundo uma afiliada da CBS.

Imagens e vídeos mostram árvores caídas bloqueando estradas e casas danificadas. Também foi relatada uma tempestade de granizo em Indiana e estados adjacentes, segundo as autoridades.

O chefe de bombeiros Eric Funkhouser, da cidade de Bargersville, ao sul de Indianápolis, disse que, embora não tenha havido vítimas relatadas lá, cerca de 75 casas sofreram danos moderados a graves devido ao clima, de acordo com uma afiliada da NBC News.

Cone de tornado passa entre construções, erguendo detrito
Tornado em Greenwood, no estado de Indiana, nos EUA - Eric Ford/Reuters

Abrigos de emergência foram montados no centro de Indiana para aqueles cujas casas foram danificadas.

Até a manhã de segunda-feira, cerca de meio milhão de clientes de serviços públicos estava sem energia devido ao clima no Centro-Oeste e no Sul dos EUA, segundo o site de rastreamento de falta de energia PowerOutage.us. Ao menos uma pessoa morreu e cerca de duas dezenas de pessoas ficaram feridas após um tornado atingir o centro do Mississippi há uma semana.

Uma onda de calor também havia contribuído recentemente para o surgimento de tornados mortais no Texas e na Flórida, onde pelo menos quatro pessoas foram mortas neste mês em fenômenos que atingiram as penínsulas dos estados. Inundações forçaram quase 150 pessoas a sair de suas casas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.