Ao menos 51 baleias-piloto morrem após encalhar em praia da Austrália; veja vídeo

Mais da metade do grupo morreu, segundo autoridades; especialistas e voluntários participam de resgates

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quase cem baleias-piloto foram encontradas encalhadas em uma praia no oeste da Austrália, e ao menos metade do grupo morreu, de acordo com o anúncio de autoridades nesta quarta-feira (26).

O incidente ocorreu na praia Cheynes, a cerca de 400 km a sudeste de Perth. Peter Hartley, que supervisiona as operações de resgate, afirmou que as baleias-piloto estavam sendo monitoradas por especialistas e, assim que se recuperassem, seriam levadas por voluntários em caiaques ao alto mar.

"Estamos otimistas, temos de ser otimistas", disse Hartley, acrescentando que a situação é "altamente estressante" para os voluntários e os especialistas que participam da operação. Ainda que ao menos 51 baleias-piloto tenham morrido, dezenas continuam vivas, apesar de estarem debilitadas.

Pessoas tentam desencalhar baleia-piloto em praia da Austrália
Pessoas tentam desencalhar baleia-piloto em praia da Austrália - ABC TV Australia via AFP

As baleias-piloto são cetáceos e fazem parte do grupo de golfinhos, ainda que comumente sejam chamadas de baleias devido ao tamanho —a espécie pode chegar a sete metros de comprimento.

O governo local comunicou que o departamento de Parques e Meio Ambiente recebeu centenas de ofertas de ajuda, mas que já contava com vários voluntários e, portanto, a população deveria evitar a praia para não estressar ainda mais o grupo. "Na área de resgaste há vários riscos, incluindo baleias-piloto grandes, angustiadas e possivelmente doentes, tubarões, maquinaria pesada e barcos", escreveu em comunicado.

Trata-se de um fenômeno comum na Austrália e na Nova Zelândia. Em outubro de 2020, cerca de 500 baleias-piloto morreram após encalhar nas Ilhas Chatham, um arquipélago neozelandês.

Os cientistas não souberam explicar o motivo do encalhe em Cheynes, mas apontam que o incidente pode ter ocorrido devido ao fato de a espécie se aproximar demais da costa para se alimentar.

Mais de 50 baleias-piloto encalharam no último dia 16 em uma praia na ilha de Lewis e Harris, na Escócia, e a maior parte do grupo também morreu. Na ocasião, a ONG British Divers Marine Life Rescue, que atua no resgate de animais marinhos, disse que a espécie é notória pelos fortes laços sociais. Muitas vezes, quando uma baleia-piloto encalha, as demais a seguem e podem acabar presas, disse a organização.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.