Desaparecido havia 8 anos nos EUA, homem estava o tempo todo na casa da mãe

Rudy Farias supostamente sumiu aos 17 anos no Texas e agora foi encontrado dormindo em uma área pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa

O americano Rudolph Farias foi visto pela última vez enquanto passeava com seus dois cachorros em Houston, no estado do Texas, em 6 de março de 2015, quando tinha 17 anos.

Dado como desaparecido pela família desde então, ele foi encontrado na semana passada. O fato curioso é seu paradeiro: ele teria passado esse tempo todo na casa da própria mãe, segundo a polícia.

Foto de Rudy Farias aos 17 anos, quando foi dado como desaparecido no Texas, nos Estados Unidos - Reprodução

Oito anos depois, Rudy, 25, como é conhecido, foi encontrado pela polícia enquanto dormia por volta das 22h da última quinta (29), segundo a rede CNN. Ele estava do lado de fora de uma igreja de Houston, com hematomas e cortes pelo corpo, de acordo com o jornal The Mirror, e foi levado para um hospital.

Até então, Rudy estava no banco de dados do Texas Center for the Missing, instituição que auxilia familiares de desaparecidos. Nesta quinta (6), o tenente Christopher Zamora disse que a mãe do menino tentou "enganar a polícia", e o jovem e seus familiares foram chamados para prestar depoimento.

A polícia agora quer descobrir detalhes do paradeiro do garoto neste período e as razões para ele não ter aparecido antes. "Depois que os investigadores conversaram com Rudy, descobriu-se que ele voltou para casa no dia seguinte, ainda em março de 2015", disse o tenente Zamora. "Mas sua mãe, Janie Santana, continuou a enganar a polícia, afirmando que Rudy ainda estava desaparecido."

Um dos motivos apontados para o desaparecimento, segundo o jornal The Mirror, era o fato de o rapaz ter recebido o diagnóstico de ansiedade e depressão. Ele perdeu o irmão em um acidente de moto em 2011 e, três anos depois, o pai, um policial de Houston que se suicidou aos 51 anos.

Ainda de acordo com o Mirror, que menciona relatos de um ativista comunitário, Rudy teria sido abusado sexualmente pela mãe em casa. Durante o período desaparecido, a polícia recebeu relatos de vizinhos e pessoas próximas de que o menino teria sido visto nas redondezas ou até em casa. A mãe sempre negou.

A polícia de Houston, segundo o tenente, ainda aguarda o decorrer das investigações sobre o caso para se manifestar se a mãe ou o próprio Rudy podem sofrer acusações.

Ele está "com a mãe por opção", acrescentou o tenente Zamora. "Neste momento, porém, o promotor distrital se recusou a aceitar acusações até que toda a nossa investigação esteja concluída."

Quase 360 mil relatórios de crianças desaparecidas foram feitos ao FBI, a polícia federal americana, em 2022, de acordo com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.