Descrição de chapéu Folhajus

Novo projeto da coalizão de Netanyahu busca limitar poderes do procurador-geral

Proposta é apresentada após aprovação da primeira parte da reforma judicial, que já impacta apoio eleitoral ao premiê

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Israel mal saiu da turbulência provocada pela aprovação da primeira parte de uma controversa reforma judicial na última segunda-feira (24), e a coalizão do premiê Binyamin Netanyahu já propôs, nesta quarta (26), um novo projeto de lei do pacote. Desta vez, a ideia é limitar os poderes do procurador-geral.

A iniciativa gerou bate-cabeça mesmo entre aliados. Após um terço dos legisladores do Likud, partido de Netanyahu, apresentar a proposta, a legenda tentou se afastar da iniciativa. "Esse projeto de lei não vai avançar sem a aprovação dos líderes da coalizão; o texto não está na agenda."

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, chega para uma votação no Parlamento, em Jerusalém
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, chega para uma votação no Parlamento, em Jerusalém - Chen Junqing - 24.jul.23/Xinhua

O projeto transferiria a competência de processar membros da cúpula do governo ao procurador do Estado —atualmente, essa função é exercida pela procuradora-geral, Gali Baharav-Miara. As mudanças entrariam em vigor apenas após as próximas eleições.

Parlamentares da coalizão defendem que, ao atuar também como consultora jurídica do gabinete, a funcionária enfrenta um conflito de interesses. Baharav-Miara há muito é alvo de aliados de Netanyahu por se opor às tentativas do premiê de limitar a atuação do Judiciário.

Em março, o ministro da Segurança Nacional, o extremista Itamar Ben Gvir, chegou a pedir abertamente que a procuradora fosse demitida por, em suas palavras, atuar como "líder da oposição".

A proposta é nova, mas já estava no radar da coalizão de Bibi, como o premiê é conhecido. Em abril, a mídia local noticiou que o governo pretendia transformar a nomeação do procurador-geral em uma indicação política e dividir suas funções, criando um cargo de consultor jurídico do governo e outro de promotor-chefe.

Após um hiato de três meses, o premiê voltou a avançar com a reforma judicial, embora ainda não esteja claro quais são as propostas na mesa após os protestos massivos da sociedade civil desde o começo do ano, que desencadearam a maior crise doméstica da história do país.

A primeira aprovação, na última segunda, proibiu os tribunais de usar o "padrão de razoabilidade" para invalidar decisões do governo. A medida impacta, por exemplo, a nomeação de ministros.

A vitória legislativa já demonstra consequências para a popularidade de Netanyahu, que vê sua aprovação desidratar. Segundo pesquisas divulgadas na noite desta terça-feira (25), sua coalizão perderia cadeiras no Parlamento se novas eleições fossem realizadas agora.

Os levantamentos de duas das principais emissoras locais apontaram que o número de assentos da coalizão direitista no Knesset, o Legislativo local, formado por 120 vagas, cairia de 64 para 53 ou 52.

Apenas o partido do primeiro-ministro, o Likud, iria das atuais 32 cadeiras legislativas para 28, de acordo com pesquisa do N12 News, ou então para 25, segundo o levantamento do Reshet 13.

Esse não foi o único revés para Bibi. A Suprema Corte local —o alvo da reforma em curso— anunciou nesta quarta-feira que irá analisar um recurso contrário à primeira parte aprovada do projeto.

Segundo a decisão publicada no site do tribunal, uma audiência será marcada para setembro, atendendo à demanda apresentada por um órgão de fiscalização política e pela Ordem dos Advogados de Israel, que solicitam que o Supremo barre o mecanismo da reforma chancelado no Parlamento na segunda-feira.

As medidas de Netanyahu e sua coalizão são interpretadas por grande parte da sociedade —da imprensa a setores militares— como um ataque a pilares da democracia. Uma demonstração da oposição foi dada na terça, quando jornais amanheceram com as capas pretas.

Em letras pequenas, os diários Yediot Aharonot, Calcalist, Israel Hayom e Haaretz estamparam na primeira página a frase "um dia sombrio para a democracia de Israel". No topo das páginas, explica-se que a ação se tratava de uma campanha de publicidade. Segundo o Jerusalem Post, a iniciativa foi financiada pelo movimento Israel Hi-Tech Protest, grupo de representantes de empresas de alta tecnologia.

Nas ruas, a aprovação da lei amplificou os protestos. Manifestantes bloquearam rodovias em Tel Aviv, Haifa e Jerusalém, e a polícia reprimiu ativistas com canhões d’água e uso de cavalaria.

Nesta quarta-feira, uma paralisação de médicos foi encerrada, enquanto protestos de rua diminuíram em grande parte do país. O Knesset se aproxima de um longo recesso do verão local, a partir do próximo dia 30. Legisladores se reunirão novamente em outubro, e Netanyahu estabeleceu novembro como meta para chegar a um consenso com os partidos de oposição, avançando assim em outras partes da reforma.

Os Estados Unidos lamentaram a votação do Knesset e pediram consenso no governo. No entanto, não deram nenhum indício de que a gestão de Netanyahu poderia enfrentar consequências práticas, o que expõe os limites da influência do presidente Joe Biden sobre o líder israelense.

Desde que o governo anunciou a reforma judicial, em janeiro, a cotação do shekel, a moeda nacional, caiu cerca de 10%.

Críticos de Bibi tentam encontrar na ala mais moderada do Likud apoio para dissuadi-lo. "Há uma parcela fanática que seguirá Netanyahu cegamente em qualquer abismo. No entanto, há uma massa crítica entre os eleitores do Likud que estão descontentes com o que está acontecendo agora", disse o analista político Amotz Asa-El, pesquisador do instituto Shalom Hartman, à Reuters.

A crise ocorre durante uma nova onda de violência na Cisjordânia ocupada. Também nesta quarta-feira, um homem de 23 anos foi morto a tiros por forças israelenses durante confrontos na cidade de Nablus, segundo a agência oficial de notícias palestina Wafa. Militares israelenses não comentaram o caso.

Com Reuters e AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.