Polícia de Berlim encerra toque de recolher após sinais de que suposta leoa é javali

Megaoperação nos arredores da capital alemã envolveu helicópteros, drones e câmeras infravermelhas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma megaoperação policial na Alemanha convocada em razão de suspeitas de que uma leoa estava à solta nos arredores de Berlim foi em parte suspensa nesta sexta-feira (21).

De acordo com as autoridades, que haviam ordenado que moradores da área permanecessem em suas casas enquanto a busca estava em curso, análises mais detalhadas das imagens do animal mostraram que ele provavelmente é um javali, espécie bastante comum na região.

Michael Grubert, prefeito de Kleinmachnow, exibe imagem comparando silhuetas de animal à solta e de uma leoa - Annegret Hilse/Reuters

O anúncio foi feito por Michael Grubert, prefeito de Kleinmachnow, onde a suposta leoa havia sido avistada. Segundo ele, um exame detalhado do vídeo em que o animal aparecia, assim como de outras imagens feitas por moradores, mostram que ele não tinha o pescoço longo e sinuoso típico de felinos.

Além disso, o que havia sido identificado como uma cauda também poderia ser uma ilusão de ótica causada por sombras na vegetação. Por fim, nenhum circo ou zoológico reportou o desaparecimento de uma leoa no período, e todas as buscas baseadas em dicas da população foram infrutíferas. Numa delas, inclusive, realizada na manhã desta sexta, polícia e caçadores encontraram apenas uma família de javalis.

Segundo o relato da agência de notícias Associated Press, o prefeito defendeu, porém, a escala da operação de 36 horas, que inclui ainda helicópteros, drones e câmeras infravermelhas e a mobilização de veterinários, caçadores e um contingente de cem policiais. "O perigo de um animal selvagem em Kleinmachnow justifica esse investimento", afirmou ele, sem mencionar cifras.

Grubert acrescentou que a polícia pode ser imediatamente mobilizada outra vez caso a situação mude.

Apesar dos alertas, parte da população não levou a sério as suspeitas acerca da suposta leoa. Segundo a Sky News, um grupo de jovens tocou no meio da madrugada sons de rugidos em um alto-falante.

Em 2022, cinco leões escaparam brevemente do zoológico de Taronga, em Sydney, na Austrália, obrigando as autoridades a abrir uma investigação sobre o que foi descrito como uma "grave violação de segurança".

Os leões voltaram para a jaula depois que um alerta de "código um" foi emitido para os moradores do local —o mais grave na lista de alertas de emergência do zoológico. Quatro anos antes, em 2018, dois leões, dois tigres e uma onça escaparam de suas jaulas depois que tempestades atingiram o oeste da Alemanha. Os felinos foram localizados com a ajuda de um drone e então recapturados.

Com Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.