Descrição de chapéu RFI União Europeia

Berlim exige passaporte para usar piscinas ao ar livre após casos de violência

Número de funcionários de segurança aumentou, e locais passaram a bloquear entrada acima da lotação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Blandine Milcent
Berlim | RFI

Na porta de uma piscina pública, o alemão Bahmann tenta entrar, mas é impedido. Ele está sem seu passaporte, documento que se tornou obrigatório para ingressar nesses centros de lazer da capital alemã, Berlim, após diversos casos de violência serem registrados.

O controle de identidade é apenas uma das medidas adotadas. O número de funcionários de segurança aumentou, as piscinas passaram a bloquear a entrada de pessoas acima de sua lotação e grupos de policiais entram para fazer patrulha nas dependências.

Menino pula na água de uma piscina pública no distrito de Neukölln, em Berlim
Menino pula na água de uma piscina pública no distrito de Neukölln, em Berlim - Johannes Eisele - 23.jul.13/AFP

Para Jasmin, outra usuária do local, a decisão é tranquilizadora. "Não me importo com isso, pois assim podemos ter certeza de que não haverá problemas lá dentro. Você se sente mais seguro se tiver que mostrar sua identidade na porta", explica ela.

Nos últimos tempos, diversas brigas e tumultos ocorreram em uma das principais piscinas ao ar livre de Berlim, localizada no bairro operário de Neukölln. Em uma carta para a gerência, funcionários reclamaram das difíceis condições de trabalho, em que tinham de lidar com frequentes ameaças, insultos e até cusparadas de usuários. Segundo os trabalhadores, manter a ordem era "tarefa impossível".

A piscina teve de fechar temporariamente, quando diversos funcionários entraram em licença médica depois de um grande tumulto. Mas o controle de identidade, para alguns, não resolve o problema.

"Pode ajudar de vez em quando, mas não resolve o problema a longo prazo", diz um dos usuários. "Se há brigas generalizadas, é preciso fazer um pouco mais do que isso. Mostrar seu passaporte só servirá para aumentar as filas", considera o frequentador assíduo da piscina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.