Descrição de chapéu União Europeia

Naufrágios próximos à Grécia matam 5 migrantes, incluindo crianças e bebê

País europeu registra aumento no número da chegada de pessoas em situação irregular em 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma mulher e quatro crianças migrantes, incluindo um bebê de 11 meses, morreram nesta segunda (28) em dois naufrágios na Grécia, país que tem recebido um número crescente de pessoas em situação irregular.

O primeiro naufrágio aconteceu durante a madrugada perto da ilha de Samos, no mar Egeu. O porta-voz do governo grego, Pavlos Marinakis, disse que socorristas da Guarda Costeira foram acionados e resgataram 37 pessoas, além de terem encontrado o corpo de uma mulher.

Migrantes resgatados pela Guarda Costeira desembarcam em Mitilene, na ilha grega de Lesbos
Migrantes resgatados pela Guarda Costeira desembarcam em Mitilene, na ilha grega de Lesbos - Elias Marcou - 28.ago.23/Reuters

Horas mais tarde, guardas em outra patrulha resgataram 22 migrantes próximos da ilha de Lesbos. Em nota, a polícia portuária disse que quatro crianças, incluindo o bebê, morreram nesse outro naufrágio.

Autoridades gregas registraram um aumento do número de migrantes em situação irregular que entraram no país este ano. Segundo a emissora estatal ERT, 10.790 migrantes e refugiados chegaram à costa grega desde janeiro, contra 5.216 no mesmo período do ano passado. Os números também vêm aumentando mês a mês: dados do governo indicam que 1.100 pessoas entraram no país por via marítima em agosto, ante 789 em julho e 608 em junho.

O naufrágio com o maior número de óbitos ocorreu em junho, quando ao menos 82 pessoas morreram perto da península grega de Peloponeso. No mês seguinte ao incidente, o mais letal do tipo a ser registrado no país desde 2016, uma investigação independente apontou que o incidente pode ter sido provocado por uma operação malsucedida da Guarda Costeira local para rebocar o barco.

A Grécia é acusada com frequência de rejeitar a presença de barcos com migrantes. Vídeos que vieram à tona em maio mostraram autoridades gregas deixando 12 migrantes africanos, entre os quais crianças, em um bote salva-vidas em alto mar, configurando uma deportação extrajudicial que viola leis internacionais e regras da União Europeia, bloco ao qual o país pertence.

Muitos migrantes se arriscam em trajetos próximos às ilhas Cíclades e à região de Peloponeso para evitar as patrulhas no mar Egeu, mais ao norte, naquelas que constituem algumas das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e migrantes do Oriente Médio, da Ásia e da África.

Cerca de 72 mil migrantes chegaram pelo mar neste ano a Itália, Espanha, Grécia, Malta e Chipre, segundo dados da ONU. De acordo com a organização, a maior parte desembarcou em território italiano. Depois, muitos tentam entrar em países mais ricos do continente usando redes de contrabandistas.

Mais de 20 mil migrantes morreram ou desapareceram nas águas do Mediterrâneo central desde 2014, segundo o Projeto de Migrantes Desaparecidos, da agência da ONU para migrações, a OIM.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.