Descrição de chapéu América Latina

Candidato assassinado no Equador já havia sido alvo de atentado em 2022

Residência de Fernando Villavicencio foi atingida por disparos em setembro do ano passado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Boa Vista

O candidato à Presidência do Equador Fernando Villavicencio, assassinado a tiros nesta quarta (9), em Quito, já havia sofrido outro atentado, no dia 2 de setembro de 2022. Segundo denúncia feita à época, a casa do então integrante da Assembleia Nacional foi alvejada por homens que estavam em carros.

O legislador não estava na residência naquele momento, e a esposa de Villavicencio, Verónica Saráuz, foi quem escutou os disparos e chamou a polícia, que encontrou quatro cápsulas do lado de fora da casa.

O candidato à Presidência do Equador, Fernando Villavicencio, agita bandeira durante comício em Quito
O candidato à Presidência do Equador, Fernando Villavicencio, agita bandeira durante comício em Quito - Karen Toro - 9.ago.23/Reuters

À época, o político era presidente da Comissão de Fiscalização e Controle Político da Assembleia Nacional, que tem como função auditar o uso de recursos do Estado e a gestão pública.

"Esse atentado não é contra mim ou a minha família, é contra o país. Porque amanhã será qualquer colega jornalista ou político que levante sua voz. Querem semear o medo como norma de comportamento e fazer a sociedade ficar de joelhos", afirmou Villavicencio em entrevista após o atentado ocorrido em 2022.

Villavicencio, 59, foi assassinado nesta quarta-feira com três tiros na cabeça após evento de campanha em Quito. A morte foi confirmada pelo presidente equatoriano, Guillermo Lasso, pelas redes sociais.

O ataque ocorreu por volta das 18h20 desta quarta, noite no Brasil. Ele saía do colégio onde o ato ocorreu quando foi atingido por disparos ao entrar em um veículo à espera dele. Durante a campanha eleitoral, Villavicencio já havia denunciado ao menos três ameaças feitas pelo grupo criminoso Los Choneros.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.