Após críticas por encontro com grupo palestino, Padilha anuncia reunião com Conib

Assessor que debochou de vítima do Hamas participou de encontro com ministro do governo Lula no início do mês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta terça-feira (10) que irá se encontrar com o presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, em novembro.

O anúncio foi feito após repercussão do encontro de Padilha, na última quinta-feira (5), com integrantes do Instituto Brasil Palestina e com o chefe da representação do Brasil na Cisjordânia, Alessandro Candeas.

O ministro Alexandre Padilha durante entrevista em Brasília em julho
O ministro Alexandre Padilha durante entrevista em Brasília em julho - Gabriela Biló/Folhapress

Padilha afirmou, em publicação nas redes sociais, que telefonou para Lottenberg e confirmou que vai receber o presidente da Conib no próximo mês. "Fiquei muito grato com o reconhecimento do Cláudio quanto à qualidade da minha relação com a comunidade judaica."

"Como disse a ele, repudio os ataques terroristas que ocorreram em Israel e desejo que a comunidade internacional intervenha para evitar mais violência na região. Estamos unidos por um mundo mais pacífico", completou o ministro.

A rede CNN mostrou que o vice-presidente do Instituto Brasil Palestina, Sayid Tenório, participou do encontro com Padilha.

Ele fez uma publicação no último sábado (7) debochando de uma vítima de ataque do grupo terrorista Hamas. A publicação de Tenório foi feita horas após ataques da facção terrorista sobre o território israelense a partir da Faixa de Gaza. Os ataques desencadearam o anúncio de uma guerra pelo governo de Israel.

Em nota, o ministério comando por Padilha disse que a agenda com o embaixador na Palestina e integrantes do instituto "foi uma breve visita de cortesia, como desdobramento do diálogo institucional da Secretaria de Relações Institucionais com a Frente Parlamentar Brasil-Palestina".

O deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA) afirmou que Tenório será exonerado do cargo que ocupa em sua assessoria na Câmara dos Deputados após os comentários sobre as vítimas do Hamas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.