Entenda o sínodo que discute questões delicadas para Igreja Católica

Assembleia é última etapa de processo consultivo que debate e sintetiza prioridades de fiéis e da instituição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Milão

Começa nesta quarta-feira (4), no Vaticano, a 16ª edição da Assembleia do Sínodo dos Bispos. Convocada pelo papa Francisco para debater o futuro da Igreja Católica após uma consulta que buscou ouvir fiéis do mundo todo ao longo de quase dois anos, esta etapa é a última e mais delicada do processo. Caberá à assembleia discutir e sintetizar visões sobre as prioridades indicadas pelos católicos.

Veja abaixo o que é um sínodo, como funciona a Assembleia e o que ela vai debater —e por que isso é importante para a Igreja Católica.

Papa Francisco durante prece ecumênica com protestantes e ortodoxos na Praça de São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco durante prece ecumênica com protestantes e ortodoxos na Praça de São Pedro, no Vaticano - Tiziana Fabi - 20.set.23/AFP

O que é um sínodo e para que serve?

O Sínodo dos Bispos é uma reunião episcopal de especialistas que serve de mecanismo de consulta do papa. Os convocados têm a função de debater e de fornecer material para que ele dê diretrizes ao clero, no documento chamado exortação apostólica. As exortações costumam ser publicadas meses depois da assembleia.

O que este sínodo vai debater?

  • A maior participação de mulheres, inclusive na tomada de decisões; a possibilidade de elas serem ordenadas diaconisas, podendo, então, celebrar batizados e casamentos (mas não eucaristia nem confissão);
  • Ordenação de homens casados como padres;
  • Como se aproximar de grupos marginalizados pela Igreja, como divorciados em segundo casamento e pessoas LGBTQIA+;
  • Abusos sexuais e de poder dentro da instituição.

O que é a Assembleia-Geral?

Após a fase de escuta e síntese, a Assembleia-Geral reúne bispos, cardeais, religiosos de outros graus e leigos de 4 a 29 de outubro, no Vaticano. Eles têm como base de trabalho um resumo dos assuntos levantados pelos fiéis em todo o mundo. Ao fim de três semanas, um relatório deverá ser aprovado. A assembleia continuará em outubro de 2024 para a conclusão dos trabalhos.

Quem são os participantes?

São 464 ao todo, sendo 365 com direito a voto no relatório final, incluindo o papa. Há 81 mulheres, das quais 54 podem votar. É o primeiro sínodo com voto feminino.

O encontro tem poder decisório?

Não. As diretrizes são dadas somente pelo papa.

O que dizem grupos pró e contra o sínodo?

Alas católicas mais progressistas veem este sínodo como possibilidade de uma reforma da Igreja. Grupos mais conservadores afirmam que o processo de escuta pode mudar tão profundamente a Igreja a ponto de acentuar divisões.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.