Descrição de chapéu violência

Museu do Louvre e Palácio de Versalhes fecham na França após ameaças

Pontos turísticos são esvaziados um dia após ataque a faca classificado como terrorista deixar ao menos um morto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP e Reuters

O Museu do Louvre, em Paris, fechou excepcionalmente na manhã deste sábado (14) depois de receber uma mensagem de ameaça. À tarde, o Palácio de Versalhes, outra das principais atrações turísticas da França, também precisou ser esvaziado diante de uma ameaça de bomba.

À agência de notícias AFP, um porta-voz afirmou que optou por esvaziar o Louvre "durante todo o dia, momento essencial para realizar uma verificação", de modo a manter o local e potenciais visitantes a salvo.

Já em Versalhes, que também não reabrirá neste sábado, o alerta foi feito por meio de uma mensagem anônima enviada a um portal de denúncias, disse uma fonte policial à AFP.

Policiais caminham no pátio do museu com a famosa pirâmide de vidro ao fundo
Policiais vasculham entrada do Museu do Louvre, em Paris, após ameaça de terrorismo neste sábado (14); instituição não abriu para visitas - Sarah Meyssonnier/Reuters

As decisões ocorrem um dia após um ataque a faca em uma escola na cidade de Arras, no norte da França, que deixou ao menos um morto. Em reação ao episódio, que foi classificado como terrorista, o governo decidiu na noite da sexta-feira (13) elevar o nível de alerta do país para "emergência atentado", o mais alto da escala. Anunciou ainda a mobilização de 7.000 soldados por todo o território até a noite de segunda-feira (16).

O atentado foi realizado por um homem de origem tchetchena já conhecido por órgãos de segurança em razão de seu envolvimento com o islamismo radical. No momento do ataque, ele teria gritado "Allahu Akbar", disseram fontes da prefeitura e da polícia à AFP. A expressão, que significa "Deus é maior" em árabe, é comum em culturas islâmicas, mas também se tornou frequente em atentados terroristas nas últimas décadas.

O autor do atentado foi preso, segundo o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin. Além de ter matado um professor de língua francesa no colégio Gambetta, ele ainda deixou outras duas pessoas feridas.

O presidente Emmanuel Macron visitou o local do crime na própria sexta-feira e descreveu o ocorrido como um ato de "terrorismo islâmico".

O presidente Emmanuel Macron durante visita à escola Gambetta em Arras, no norte da França, nesta sexta-feira (13)
O presidente Emmanuel Macron durante visita à escola Gambetta em Arras, no norte da França, nesta sexta-feira (13) - Ludovic Marin/AFP

A Procuradoria Nacional Antiterrorismo da França investiga se o atentado tem ligação com organizações terroristas, já que aconteceu no contexto de escalada das tensões entre as comunidades judaica e muçulmana na França devido à guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas em curso há uma semana.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.