Aviões colidem em aeroporto no Japão semanas após acidente que matou 5

Choque entre aeronaves da Korean Air e da Cathay Pacific não deixa feridos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Dois aviões colidiram em um aeroporto próximo da cidade de Saporo, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão, nesta terça-feira (16), de acordo com as companhias aéreas envolvidas. O incidente ocorre apenas duas semanas depois que um Airbus que aterrissava se chocou com uma aeronave da Guarda Costeira e deixou 5 mortos em Tóquio.

Ninguém ficou ferido na colisão desta terça, que envolveu aviões das empresas Korean Air e da Cathay Pacific. Segundo a NHK, emissora pública do Japão, o incidente ocorreu por volta das 17h30 no horário local, no aeroporto de Shin-Chitose —a instalação havia sido o local de partida do Airbus envolvido no acidente do início do mês.

Imagens da NHK do local mostraram uma camada espessa de neve no chão. O aeroporto havia alertado mais cedo sobre atrasos e cancelamentos devido à situação climática extrema —mais de 80 voos domésticos e internacionais foram cancelados devido ao mau tempo.

A Cathay Pacific informou que sua aeronave foi "atingida por um A330 da Korean Air, que estava taxiando", acrescentando que seu avião estava estacionado e sem passageiros ou tripulação no momento do choque.

A Korean Air confirmou que seu avião "entrou em contato" com a aeronave da Cathay durante o pushback, momento em que os aviões são rebocados para locais da pista em que possam taxiar. "Não houve feridos e a companhia aérea está cooperando com todas as autoridades relevantes", disse a Korean Air em comunicado.

Segundo a agência de notícias Kyodo, o avião da companhia sul-coreana estava a caminho de Seul com 289 passageiros e tripulação a bordo. A agência informou que o Airbus A330 sofreu danos na asa esquerda, enquanto o Boeing 777-300 da Cathay foi danificado perto da cauda direita.

O incidente no dia 2 de janeiro que deixou mortos no aeroporto de Haneda, em Tóquio, ainda está sob investigação. Na ocasião, a aeronave da Japan Airlines com 367 passageiros e 12 tripulantes pegou fogo logo após a colisão, mas todos os presentes conseguiram escapar e apenas 17 pessoas ficaram feridas.

Em uma transcrição das comunicações entre a torre de controle de tráfego aéreo e o jato da Japan Airlines e o avião da Guarda Costeira, parecia que o voo comercial havia recebido permissão para pousar enquanto a aeronave da Guarda Costeira havia sido instruída a "taxiar para o ponto de espera" ao lado da pista.

"Senti um estrondo como se tivéssemos batido em alguma coisa", disse um passageiro à agência de notícias Kyodo. "Vi faíscas do lado de fora da janela e a cabine estava cheia de gás e fumaça."

Funcionário analisa aeronaves após choque entre elas no Japão
Funcionário analisa aeronaves após choque entre elas no Japão - Reprodução/NHK News

Com The New York Times

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.