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De pular refeição a cavalgar até a escola, TV naturaliza efeitos de ajustes de Milei

Emissoras argentinas viralizam nas redes por comentários que relativizam privações por choque de preços do novo governo

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São Paulo

Nas semanas que se seguiram à posse de Javier Milei na Argentina, algumas declarações em programas da TV argentina que passaram a naturalizar os impactos das medidas de ajuste do governo viralizaram nas redes sociais.

O jornalista Eduardo Serenellini é um exemplo disso. Em um programa no canal argentino La Nacion+, ao lado da colega de bancada, Viviana Valles, ele tentou normalizar um possível corte de refeições por causa da disparada dos preços dos alimentos.

Comerciante troca preços em supermercado na Argentina
Comerciante troca preços em supermercado na Argentina - Luis Robayo - 22.nov.23/AFP

Serenellini comentou que não é "vergonha" para ninguém comer só uma vez ao dia, inclusive as crianças. "Alguns cortam o canal de streaming; outros vão dizer que não usam mais o carro; outros —e isso é o mais grave— dirão que não há café da manhã ou almoço, mas uma refeição por dia", disse.

"Isso eu digo por ter escutado, [na] classe média: faço uma refeição reforçada no dia para todos, e costumo fazer isso à noite, para que as crianças possam ir para a cama e descansem melhor. Depois, durante o dia, vamos vendo", afirmou Valles.

"É a realidade, temos de aceitá-la, não é preciso sentir vergonha. Dizer: olha, estou ajustando um montão de coisas, e é assim", completou Serenellini.

Também no LN+, a ministra das Relações Exteriores de Milei, Diana Mondino, manifestou-se sobre a importância de não intervir nos preços.

Questionada pelos jornalistas sobre aumentos de 25% a 100% que se verificaram nos produtos dos supermercados, nos primeiros dias de governo, ela disse que o Executivo estava "muito preocupado".

Sem levar em conta que parte dos aumentos afeta produtos básicos e de consumo diário, como alimentos e bebidas, Mondino disse: "Não é preciso ter muita educação [financeira]. Se você não tem dinheiro no bolso, não vai comprar coisas muito caras."

O comentário de Mondino na TV ocorreu em um cenário preocupante para o consumidor: os últimos dias de 2023 foram de forte remarcação de preços nos supermercados, conforme mostrou reportagem da Folha.

Logo após a posse de Milei, os produtos que eram parte do programa "Preços Justos", de amortecimento da inflação durante o governo Alberto Fernández, já haviam sumido das prateleiras.

No canal TN (Todo Noticias), um programa com Lorena Maciel e Guillermo Lobo contava a história de um menino argentino que estaria livre da alta das passagens de ônibus por ir para a escola montado em um cavalo.

A história de Vicente, 11, de Sierra de la Ventana (província de Buenos Aires), já havia sido contada pelo canal em setembro, mas, ao mostrá-la novamente, os apresentadores associaram o percurso do menino montado em seu cavalo aos aumentos do transporte.

"Temos boas notícias? A verdade é que sim, temos. Em seguida, teremos [a história de] Vicente, que está terminando o primário e vai à escola todos os dias, 16 km, em um cavalo", diz o apresentador.

"Para ele não importa o aumento no transporte, pois graças a seu cavalo pôde terminar o seu ciclo escolar", afirma a apresentadora.

O canal La Nacion+ era um dos principais críticos ao governo peronista de Alberto Fernández e das políticas econômicas do candidato derrotado por Milei em novembro, o ex-ministro Sergio Massa.

O ex-presidente Mauricio Macri, que apoiou o ultraliberal, também é presença frequente na programação. "Dizem que este aqui é o canal de Macri", afirmou Massa durante uma entrevista ao LN+ ainda na campanha.

A imprensa argentina afirma que Eduardo Serenellini será o novo secretário de Comunicação do governo. Segundo analistas do site Infobae, o governo Milei tenta formar uma equipe de comunicação integrada por nomes conhecidos da mídia argentina.

Outro desses rostos populares é o do porta-voz presidencial, Manuel Adorni. Além de ter sido colunista do próprio Infobae, participou de programas da Rádio Rivadavia e do canal A24.

O próprio Milei é considerado um produto da televisão argentina. "Um dia, faltou um convidado, e Javier entra. Ele entrou quando a audiência estava em 2,5 e a levou para 7 pontos", disse o apresentador Alejandro Fantino ao canal A24, relembrando a estreia do hoje presidente no programa "Animais Soltos".

Segundo a biografia não autorizada "El Loco", do jornalista Juan Luis González, o economista passou a aparecer na TV com frequência por um arranjo de seu chefe na Corporación América, Eduardo Eurnekian, que temia que o governo Macri tirasse da empresa as concessões dos aeroportos de Ezeiza e do Aeroparque. A empresa nega essa relação.

Com a participação nos programas de TV, em que ficou conhecido pelas falas histriônicas e por discutir com convidados de pensamento oposto ao seu, Milei ganhou popularidade. Em 2021, tornou-se deputado nacional e chegou à Casa Rosada apenas dois anos depois.

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