Descrição de chapéu Estados Unidos

Homicídios disparam em Washington na contramão do índice nos Estados Unidos

Taxa na capital está em 40 mortos por 100 mil habitantes, o dobro do Rio de Janeiro; violência intriga especialistas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Washington

Enquanto a tendência nacional americana é de queda nas taxas de violência, o número de homicídios em Washington saltou 36% de 2022 para 2023, levando o país a relembrar a alcunha de "capital dos assassinatos" pela qual a cidade ficou conhecida nos anos 1990.

Em números absolutos, foram 274 crimes desse tipo no ano passado, o maior patamar desde 1997. O índice representa 40 mortes por 100 mil habitantes, praticamente o dobro da registrado na cidade do Rio de Janeiro (21,2) e cinco vezes o de São Paulo (7,3), segundo dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

O Capitólio, em Washington (DC), que abriga o Congresso americano - Elizabeth Frantz/Reuters

Em comparação com os 60 maiores municípios americanos, apenas quatro –Nova Orleans, Cleveland, Baltimore e Memphis– têm taxas de homicídio mais elevadas do que Washington. E, com exceção de Memphis, todas as outras viram esse número cair no ano passado.

Considerando uma lista maior, representativa do país –são cerca de 200 municípios maiores e menores, mais urbanizados ou rurais–, os homicídios caíram 12,4%. Extrapolando para o cenário nacional, isso significa uma redução da taxa por 100 mil habitantes de 6,34 para 5,53 de 2022 para 2023.

Os dados foram compilados pela consultoria de análise de dados AH Datalytics, com base em informações públicas, e têm caráter preliminar. As estatísticas oficiais de criminalidade dos EUA para o ano completo, organizadas pelo FBI, serão divulgadas nos próximos meses.

Se confirmada a tendência captada pela consultoria, será a maior queda anual na taxa de homicídios no país desde pelo menos 1960.

Nesse cenário, o aumento da violência em Washington intriga especialistas. As motivações dos crimes variam, e muitas são banais: em agosto, por exemplo, uma adolescente de 16 anos esfaqueou outra da mesma idade por uma briga motivada por molhos do McDonald’s. Em dezembro, um homem de 85 anos foi preso por matar a mulher, de 81, após uma discussão envolvendo panquecas.

Fachada de um McDonald's de Washington onde, em agosto de 2023, uma adolescente de 16 anos esfaqueou outra da mesma idade por uma briga motivada por molhos para lanches. - Reprodução/Google Street View

O motorista de aplicativo Nasratullah Ahmad Yar, 31, foi morto em julho no que se suspeita ter sido uma tentativa de roubo do seu carro. Ele havia emigrado do Afeganistão para os EUA com a família, fugindo do Talibã.

O motorista de aplicativo afegão Nasratullah Ahmad Yar, em foto sem data; ele foi morto em Washington em julho, em uma possível tentativa de roubo de seu carro - GoFundMe/Jeramie Malone

A principal hipótese para o aumento do número de homicídios é uma conjunção de fatores envolvendo a alta circulação de armas na cidade, o contingente policial em seu menor número em décadas, rivalidade entre gangues e uma estrutura penal complexa que mistura as esferas local e federal, única à capital do país.

Os crimes se concentram nas áreas mais pobres e negras da cidade, ao leste e sul do Distrito de Colúmbia. De acordo com dados da polícia, 86% dos assassinatos foram cometidos com armas de fogo.

"Há muito mais armas nas comunidades agora, muito mais do que eu vi em todo o meu tempo no departamento de polícia", afirmou o então chefe do Departamento de Polícia Metropolitana, Robert Contee, à CBS em abril de 2023, às vésperas de ser substituído.

Ecoando o argumento da associação policial local, ele atribuiu o agravamento do problema também à redução de efetivo –fator que não se restringe a Washington. Desde a repercussão mundial das mortes de cidadãos negros nas mãos de policiais, a instituição vive uma crise de confiança nos EUA e tem dificuldade para atrair e reter profissionais.

Com um quadro menor, a taxa de resolução dos homicídios vem caindo expressivamente –de 71% em 2017 para 41% no período de janeiro a setembro do ano passado, o dado mais recente disponível.

Pesa nesse aspecto o fato de o laboratório de criminalística da cidade ter perdido há quase três anos a autorização para conduzir testes após a identificação de falhas nos processos e tentativas de acobertamento. Em dezembro, a instituição conseguiu obter uma autorização parcial, que permite a realização de alguns exames, mas que ainda não incluem armas de fogo e impressões digitais.

A perspectiva de impunidade é apontada como um dos principais fatores para explicar a disparada da criminalidade na cidade e colocada na conta da prefeita democrata Muriel Bowser, no cargo desde 2015.

Republicanos usam o caso de Washington, assim como o de outros grandes centros urbanos comandados por democratas, para acusar o partido de Joe Biden de ser leniente com o crime.

A estratégia não é nova, mas ganhou impulso com as reformas policiais implementadas após a morte de George Floyd, em maio de 2020, apoiadas por muitos democratas e vistas por críticos como um enfraquecimento da polícia.

Washington implementou algumas mudanças e chegou a propor uma revisão da sua legislação, que, entre outras coisas, reduziria o tempo de pena de alguns crimes, mas as mudanças foram vetadas por Biden e pelo Congresso.

Agora, em resposta à pressão crescente para reagir ao aumento da criminalidade, Bowser recuou na agenda progressista e implementou um toque de recolher durante a noite. De domingo a quinta-feira, menores de 17 anos não podem estar sozinhos na rua das 23h às 6h. Às sextas e aos sábados, o horário vai de 0h01 às 6h.

A prefeita busca ainda aprovar mudanças para ampliar a detenção de pessoas antes do julgamento, além de aumentar as penas para crimes envolvendo armas de fogo e os poderes da polícia para revistar condenados por crime.

Promotores também passaram a aplicar a legislação comum (para adultos) no caso de crimes cometidos por adolescentes, e um membro do conselho local (equivalente a vereador) chegou a pedir a presença da Guarda Nacional na cidade.

Com a nova estratégia, Bowser passou a ser alvo de críticas também de progressistas, que veem as medidas como retrocessos ineficazes.

Como mostrou a Folha em outubro, além da alta de homicídios, o número de roubos e furtos de veículos de janeiro a outubro no Distrito de Colúmbia subiu 105% em comparação com o mesmo período do ano passado. Roubos cresceram 70%.

"Washington costumava ser uma cidade muito segura, e eu sempre me senti confortável andando sozinha", diz Olivia Dunn, 25, que mora na capital americana desde os 18. "Agora eu fico em casa à noite e checo e recheco se todas as portas estão trancadas."

"Moro no mesmo bairro que uma juíza da Suprema Corte [Sonia Sotomayor]", afirma. "Eu não deveria ter que me preocupar com a minha casa ser invadida ou meu carro ser vandalizado."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.